Deixe sua marmita mais saudável e saborosa

Cardápio variado é essencial para te dar mais disposição ao longo do dia

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 03/05/2012

Levar comida de casa para o trabalho é um hábito saudável e que pode ser aliado da dieta. Ao preparar uma marmita, você foge das tentações do cardápio de restaurantes e até economiza dinheiro. Porém, não basta montá-la com tudo o que você tem vontade, é preciso saber conciliar as refeições de forma que fiquem, além de gostosas, nutritivas. "O importante é saber equilibrar, para que não haja exageros nem privações nutricionais para o organismo", ensina a nutricionista Raquel Maranhão, da Clínica BeSlim. Confira essas dicas valiosas e monte uma marmita saudável:

Inclua todos os grupos alimentares

Para que sua marmita fique mais nutritiva é importante que tenha uma porção de cada grupo alimentar. "Além das fibras e vitaminas presentes na salada, é importante consumir carboidratos e proteínas", diz Carla Fiorillo. E nada de exagerar em um grupo e se esquecer dos outros. Se você estiver levando uma batata assada por exemplo, não leve arroz, que também é carboidrato, complete com uma fonte proteica (carne, frango, peixe). "Uma dica é abusar dos legumes e das verduras. Cozidos ou frios são opções saudáveis para todos os dias", afirma a nutricionista.