Deixe sua marmita mais saudável e saborosa

Cardápio variado é essencial para te dar mais disposição ao longo do dia

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 03/05/2012

Levar comida de casa para o trabalho é um hábito saudável e que pode ser aliado da dieta. Ao preparar uma marmita, você foge das tentações do cardápio de restaurantes e até economiza dinheiro. Porém, não basta montá-la com tudo o que você tem vontade, é preciso saber conciliar as refeições de forma que fiquem, além de gostosas, nutritivas. "O importante é saber equilibrar, para que não haja exageros nem privações nutricionais para o organismo", ensina a nutricionista Raquel Maranhão, da Clínica BeSlim. Confira essas dicas valiosas e monte uma marmita saudável:

Para matar a sede

Já que você está se preocupando em deixar sua comida mais saudável, aproveite para substituir o refrigerante que acompanha suas refeições por bebidas menos calóricas e com menor quantidade de sódio e gás. "Procure preparar em casa um suco gostoso, mas evite as frutas que amargam mesmo conservadas na geladeira (melancia, abacaxi, limão). Lembre-se que o ideal é prepará-lo um pouco antes de sair de casa para que ele fique mais conservado. Se você não tem tempo, as poupas congeladas são opções boas também, pois perdem poucos nutrientes", ensina Carla Fiorillo.

A nutricionista ainda diz que os sucos prontos são opções mais nutritivas que refrigerantes, mas também contém muito açúcar, então, cuidado! O alerta maior aqui é que o líquido seja consumido antes ou depois da refeição. "Ao ingerir líquidos durante a refeição, ele pode diluir o suco gástrico, diminuindo sua ação na digestão da comida e dando maior sensação de estômago estufado", ressalta a nutricionista.