Livre-se de oito situações de raiva na dieta

Saiba driblar momentos que te deixam irritado ao restringir a alimentação

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 09/06/2011

Fazer dieta para emagrecer pode tirar qualquer um do sério - e com razão! Deixar de lado uma saborosa sobremesa de chocolate para comer uma singela maçã parece ser pouco agradável. Segundo um recente estudo da Universidade de Califórnia (EUA), essa troca de opções contra a vontade da pessoa exige um esforço de autocontrole, que é justamente o responsável por um sentimento nada agradável: a raiva.

Os pesquisadores avaliaram o sentimento dos participantes ao terem de fazer escolhas, como entre um chocolate e uma maçã. Os resultados indicaram que a necessidade de se controlar na dieta - escolhendo a maçã, nesse caso - desgasta a pessoa, que fica menos propensa a usar o autocontrole novamente e torna ainda mais difícil controlar o comportamento agressivo.

A boa notícia é que esse dilema pode ter saída. Os autores do experimento sugerem evitar momentos em que seja preciso usar esse autocontrole para escolher uma comida mais saudável. Confira quais são essas situações mais comuns e saiba como revertê-las.

1. Situação: vontade de comer um alimento tendo em vista seu prazer imediato.

Você deseja aquela sensação de bem-estar que apenas um bom pedaço de doce pode te oferecer, mas isso vai contra o seu cardápio da dieta. E não adianta: parece que comer uma opção mais saudável não dará o mesmo prazer.

2. Alternativa: mude essa forma de pensar sobre os alimentos, ou seja, não busque apenas a gratificação imediata, mas sim os benefícios em longo prazo.

A nutricionista Noadia Lobão explica que, quando entendemos que certos alimentos fazem mal ao organismo, ficamos mais responsáveis e passamos a evitar essas opções, mesmo inconscientemente. "As pessoas evitam atravessar a rua quando o sinal está vermelho, certo? Ao sabermos que corremos perigo, nos tornamos mais cautelosos", completa.

Por isso, procure compreender o que está por trás desses alimentos prazerosos, o que eles escondem. Isso pode fazer você mudar suas vontades.