Livre-se de oito situações de raiva na dieta

Saiba driblar momentos que te deixam irritado ao restringir a alimentação

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 09/06/2011

Fazer dieta para emagrecer pode tirar qualquer um do sério - e com razão! Deixar de lado uma saborosa sobremesa de chocolate para comer uma singela maçã parece ser pouco agradável. Segundo um recente estudo da Universidade de Califórnia (EUA), essa troca de opções contra a vontade da pessoa exige um esforço de autocontrole, que é justamente o responsável por um sentimento nada agradável: a raiva.

Os pesquisadores avaliaram o sentimento dos participantes ao terem de fazer escolhas, como entre um chocolate e uma maçã. Os resultados indicaram que a necessidade de se controlar na dieta - escolhendo a maçã, nesse caso - desgasta a pessoa, que fica menos propensa a usar o autocontrole novamente e torna ainda mais difícil controlar o comportamento agressivo.

A boa notícia é que esse dilema pode ter saída. Os autores do experimento sugerem evitar momentos em que seja preciso usar esse autocontrole para escolher uma comida mais saudável. Confira quais são essas situações mais comuns e saiba como revertê-las.

1. Situação: banir do cardápio um alimento que goste muito.

Você se proíbe de levar à boca chocolate, refrigerante ou qualquer alimento que você adorava e costumava comer sempre. Com certeza, sentirá falta dele durante a dieta e vai passar vontade.

2. Alternativa: quem disse que você não pode consumi-lo? "É possível comer qualquer alimento, desde que na quantidade certa", conta a nutricionista Vanessa Leite. Opte, principalmente, por alimentos que auxiliam a produção de serotonina, elemento que proporciona uma sensação de bem-estar. A nutricionista Noadia indica chocolate amargo e carboidratos integrais.

No entanto, lembre-se de não abusar! Tente focar nos ganhos futuros da dieta. "Pense sempre que, quanto maior o sacrifício, maior será a recompensa!", lembra Vanessa.