Livre-se de oito situações de raiva na dieta

Saiba driblar momentos que te deixam irritado ao restringir a alimentação

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 09/06/2011

Fazer dieta para emagrecer pode tirar qualquer um do sério - e com razão! Deixar de lado uma saborosa sobremesa de chocolate para comer uma singela maçã parece ser pouco agradável. Segundo um recente estudo da Universidade de Califórnia (EUA), essa troca de opções contra a vontade da pessoa exige um esforço de autocontrole, que é justamente o responsável por um sentimento nada agradável: a raiva.

Os pesquisadores avaliaram o sentimento dos participantes ao terem de fazer escolhas, como entre um chocolate e uma maçã. Os resultados indicaram que a necessidade de se controlar na dieta - escolhendo a maçã, nesse caso - desgasta a pessoa, que fica menos propensa a usar o autocontrole novamente e torna ainda mais difícil controlar o comportamento agressivo.

A boa notícia é que esse dilema pode ter saída. Os autores do experimento sugerem evitar momentos em que seja preciso usar esse autocontrole para escolher uma comida mais saudável. Confira quais são essas situações mais comuns e saiba como revertê-las.

1. Situação: acompanhar familiares e amigos.

Eles podem ter péssimos hábitos alimentares, comer fora o tempo todo: fast food, cerveja, churrasco, pizza e tudo quanto é guloseima que você deveria passar longe. Vê-los comendo essas opções é tentador e você tem de se controlar demais! Ao mesmo tempo, não quer deixar de estar ao lado deles nas refeições.

2. Alternativa: primeiro de tudo, procure o apoio dessas pessoas. Eles querem o seu bem e irão compreender se você disser que está preocupado com a saúde. Em segundo, dê a você o mérito de comer a mesma coisa que eles uma vez na semana. "É interessante ter uma refeição livre na semana, que ajuda a dieta fisiologicamente - por estimular o metabolismo - e psicologicamente, já que a pessoa não fica restringida", diz a nutricionista Vanessa.

A nutricionista Noadia também lembra que, para não exagerar nesses momentos, vale aquela dica de consumir fibras, proteínas e gorduras boas antes de investir nas opções menos saudáveis. Dessa forma, você ficará saciado mais rápido e comerá menos.