Prepare oito receitas típicas da sua avó de maneira mais saudável

Elas não precisam ser gordurosas e calóricas, aprenda novos modos de preparo

POR ANA PAULA DE ARAUJO - ATUALIZADO EM 03/10/2016

Quando nos lembramos de nossas avós, parece que é automático imaginá-las com um avental colorido preparando gostosuras, para que nós, seus netinhos, nos deliciemos. Toda essa comida, recheada de carinho, parece ser sempre mais gostosa do que a das outras pessoas. O que quase sempre mal percebemos, porém, é que muitas dessas receitas podem ter exageros nas doses de ingredientes açucarados e gordurosos.

"Para que as preparações das avós fiquem mais saudáveis, quando possível, substituímos os óleos e/ou gorduras por azeite, que é um tipo de gordura saudável que reduz o colesterol e previne as doenças cardiovasculares", aconselham as nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães, do SESI de Brasília, que também sugerem que as receitas fritas sejam convertidas em assadas.

Já que se trata de uma questão de ajustes, por que não tentar? A seguir, confira algumas comidas típicas da vovó, mas em uma versão muito mais saudável.

Batata Frita

As batatinhas da vovó - normalmente servidas junto ao arroz, feijão e bife frito do almoço - são crocantes e deliciosas, mas muito, muito gordurosas, já que costumam ser fritas em óleo abundante. No entanto, isso não deve ser a lei do seu modo de preparo.

"Corte as batatas em palitos bem fininhos ou quadrados pequenos, polvilhe um pouco de sal light e um fio de azeite. Ao invés de fritar, asse", indica a nutricionista Camila Attademo.