Prepare oito receitas típicas da sua avó de maneira mais saudável

Elas não precisam ser gordurosas e calóricas, aprenda novos modos de preparo

POR ANA PAULA DE ARAUJO - ATUALIZADO EM 03/10/2016

Quando nos lembramos de nossas avós, parece que é automático imaginá-las com um avental colorido preparando gostosuras, para que nós, seus netinhos, nos deliciemos. Toda essa comida, recheada de carinho, parece ser sempre mais gostosa do que a das outras pessoas. O que quase sempre mal percebemos, porém, é que muitas dessas receitas podem ter exageros nas doses de ingredientes açucarados e gordurosos.

"Para que as preparações das avós fiquem mais saudáveis, quando possível, substituímos os óleos e/ou gorduras por azeite, que é um tipo de gordura saudável que reduz o colesterol e previne as doenças cardiovasculares", aconselham as nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães, do SESI de Brasília, que também sugerem que as receitas fritas sejam convertidas em assadas.

Já que se trata de uma questão de ajustes, por que não tentar? A seguir, confira algumas comidas típicas da vovó, mas em uma versão muito mais saudável.

Bolinho de chuva

Faça chuva ou faça sol, esse pequeno bolinho frito faz a alegria de diversas gerações. Mas, por ser frito, o bolinho de chuva agrega muitas gorduras. A seguir, aprenda a preparar um bolinho de chuva assado, da nutricionista Gabriela Marcelino, da Congelados da Sônia.

Bolinho de chuva assado

1 colher (sopa) de margarina
½ xícara (chá) de adoçante para forno e fogão ou frutose
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
¾ de xícara (chá) de leite semi desnatado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
150 g de goiabada cortada em cubinhos
Forminhas de empadinha

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture os ovos, a margarina, o açúcar, a farinha, o leite e o fermento até ficar uma massa mole e homogênea. Misture os cubos de goiabada. Distribua em forminhas de empadinhas untadas com margarina. Coloque-as em uma assadeira e asse no forno pré aquecido a 200°C durante 20 minutos ou até dourar.

Rende de 15 a 20 unidades.