8 dicas para alimentação saudável e prática em viagens

Veja como manter uma dieta equilibrada sem ter muito trabalho na cozinha

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 11/01/2017

No ritmo de descanso das férias, é muito comum a dieta ser deixada de lado. A preguiça de passar horas na cozinha faz com que a opção seja por alimentos de preparação mais rápida ou refeições feitas fora de casa. Nessa onda, os hábitos saudáveis também acabam indo pelo ralo.


SAIBA MAIS:
Há medidas, entretanto, que facilitam o desafio de manter a dieta em dias de cardápios de preparação a jato, com o mínimo de esforço possível. Dê uma olhada nas dicas de nutricionistas:

Saladas prontas ou pré-higienizadas

É muito comum excluirmos a salada da refeição por preguiça de lavar, cortar e temperar todas as verduras e legumes. Nesses casos, a melhor pedida é comprar os vegetais já higienizados - algumas saladas já vêm até picadas.

Mas cuidado: essas opções já fatiadas têm duração de apenas um dia. "Isso porque quanto mais cortado é o legume ou a verdura, mais rápido ele sofre oxidação e perde nutrientes", explica a nutricionista Roseli Rossi. Por isso, é importante prestar atenção à data de fabricação e de validade desses produtos antes de comprar.

Como essas saladas prontas ou pré-lavadas costumam custar mais caro, há outras opções: "Você pode comprar os vegetais e higienizar tudo assim que chegar em casa, lavando e secando muito bem com um papel toalha, e depois armazenar na geladeira", diz Roseli.