Oito dicas para tirar o glúten da dieta

Elimine esta proteína do cardápio sem sofrer com excesso de proibições ou falta de nutrientes

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 20/01/2012

Quem sofre com a doença celíaca não tem escolha, a não ser banir a ingestão de glúten - proteína contida em alimentos como trigo, aveia, centeio, cevada e malte de cereais. Se a restrição não for obedecida, anticorpos reagem e atacam a mucosa intestinal.

"Além de uma inflamação grave, o paciente fica com a absorção de nutrientes prejudicada", afirma o Roberto Navarro, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Os sintomas mais comuns da doença celíaca são diarreia crônica, estufamento abdominal, flatulência e até dermatite. Nos casos mais graves, a desnutrição pode prejudicar o funcionamento do organismo. Para eliminar esta proteína da dieta sem sofrer com o excesso de proibições ou falta de nutrientes, veja as dicas dos especialistas.

Massas

No mercado já existe uma variedade grande de produtos sem glúten, em que o trigo é substituído por farinha de arroz, fécula de batata e polvilho de mandioca. Há ainda a farinha de abóbora, menos comum, mas igualmente eficaz em substituir os nutrientes do trigo.

"Essas substituições, falando em valores nutricionais, não são idênticas, mas por se tratarem de alimentos do mesmo grupo alimentar (carboidratos), podem ser feitas sem prejuízos à saúde", diz Roberto Navarro.