Oito dicas para tirar o glúten da dieta

Elimine esta proteína do cardápio sem sofrer com excesso de proibições ou falta de nutrientes

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 20/01/2012

Quem sofre com a doença celíaca não tem escolha, a não ser banir a ingestão de glúten - proteína contida em alimentos como trigo, aveia, centeio, cevada e malte de cereais. Se a restrição não for obedecida, anticorpos reagem e atacam a mucosa intestinal.

"Além de uma inflamação grave, o paciente fica com a absorção de nutrientes prejudicada", afirma o Roberto Navarro, nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Os sintomas mais comuns da doença celíaca são diarreia crônica, estufamento abdominal, flatulência e até dermatite. Nos casos mais graves, a desnutrição pode prejudicar o funcionamento do organismo. Para eliminar esta proteína da dieta sem sofrer com o excesso de proibições ou falta de nutrientes, veja as dicas dos especialistas.

Evite empanados

Glúten é uma proteína presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte de cereais. Carne não tem glúten, portanto a restrição está relacionada á forma de preparo dela. Quem sofre com a doença celíaca não deve comer receitas empanadas ou à milanesa feitas com farinha de rosca comum (de pão francês ou pão de forma).