Fuja das ciladas da ceia de Natal e economize calorias

Erros e acertos mostram como passar pela refeição sem engordar

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 20/12/2013

Dezembro chega e com ele vem o algoz de todas as dietas: a ceia de Natal. Quem nunca passou da conta no dia 24 e acordou de manhã já arrependido das guloseimas ingeridas e com medo do número que irá aparecer na balança? Claro que depois de exagerar não tem mais jeito, se não recuperar o tempo perdido e investir na dieta. No entanto, é possível passar pela ceia de Natal com moderação e sem passar fome. Confira as dicas dos especialistas e encaixe a ceia no seu plano de emagrecimento:


Erro: não comer nada no dia para economizar calorias

Pular algumas refeições para economizar calorias que você pretende consumir na ceia é um erro muito comum. "As horas que você passa sem comer ou comendo pouco só servem para aumentar a fome, fazendo com que você exagere no jantar de Natal", diz o endocrinologista Sérgio Vêncio, do laboratório Exame, em Brasília.

Acerto: comer algo leve para não chegar com fome
Com o estômago saciado, você seleciona melhor a quantidade e a qualidade do que vai consumir no dia. "Logo antes de sair para a ceia, procure ingerir algo leve, como um sanduíche natural ou barra de cereal, para evitar chegar à festa com muita fome e exagerar nos aperitivos", aconselha o endocrinologista. As outras refeições do dia devem ser feitas normalmente, de três em horas, evitando os exageros no jantar.

Se você tem dificuldade para escolher as opções mais leves no dia 25, vale uma pesquisa. Busque uma tabela de calorias para ter ideia do consumo ou ainda outros métodos. O programa de emagrecimento online Dieta e Saúde, por exemplo, disponibiliza um Contador Diário de Pontos (a dieta dos pontos é a base do programa), uma espécie de calculadora do que você vai consumir no dia. Nessa ferramenta, você insere os alimentos que pretende comer e ele fornece os pontos das refeições - além de indicar a quantidade diária de pontos ideal para o seu objetivo. "Dessa forma, você consegue programar o que irá consumir durante todo o dia, inclusive na ceia, com a certeza de que não está exagerando", explica a nutricionista Roberta Stella, chefe da área de nutrição desse programa de emagrecimento.