Cuidados na preparação dos alimentos evitam azia

Substituir ingredientes e priorizar receitas caseiras podem evitar a queimação

POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 18/10/2016

Quem sofre de refluxo gastroesofágico aprende com o desconforto da azia o que evitar comer. Alimentos picantes são o ponto fraco de alguns. Sucos cítricos se tornam os grandes vilões de outros. Assim, o sintoma pode ser desencadeado por diferentes fatores e varia de pessoa para pessoa. Mas não é apenas o cardápio que tem influência sobre o problema. Segundo a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo, a maneira como esses alimentos são preparados também pode ajudar a evitar crises da doença. "Optar por fazer uma batata assada ao invés de frita, por exemplo, é recomendado para evitar a queimação", afirma. Veja a seguir outras dicas para prevenir a azia:

Faça trocas inteligentes

Cremes usados em sobremesas são extremamente calóricos e gordurosos, então, que tal substitui-los por uma opção mais saudável para evitar a azia? A nutricionista Cátia recomenda a utilização de iogurte com baixo teor de gordura que, além de mais magros, contêm bactérias saudáveis que auxiliam no processo digestivo. "Receitas que levam creme de leite, por sua vez, podem trocar o ingrediente por requeijão ou maionese light", sugere a profissional.