Cuidados na preparação dos alimentos evitam azia

Substituir ingredientes e priorizar receitas caseiras podem evitar a queimação

POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 18/10/2016

Quem sofre de refluxo gastroesofágico aprende com o desconforto da azia o que evitar comer. Alimentos picantes são o ponto fraco de alguns. Sucos cítricos se tornam os grandes vilões de outros. Assim, o sintoma pode ser desencadeado por diferentes fatores e varia de pessoa para pessoa. Mas não é apenas o cardápio que tem influência sobre o problema. Segundo a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo, a maneira como esses alimentos são preparados também pode ajudar a evitar crises da doença. "Optar por fazer uma batata assada ao invés de frita, por exemplo, é recomendado para evitar a queimação", afirma. Veja a seguir outras dicas para prevenir a azia:

Prefira cereais integrais

"Por serem absorvidos mais lentamente, devido sua estrutura complexa, cereais integrais são recomendados para evitar a azia", afirma a nutricionista Daniela. Segundo a profissional, uma maior demora na fermentação ácida dos açúcares diminui o risco do refluxo. Vale lembrar ainda que esses alimentos são ricos em vitaminas e fibras, além de apresentarem baixo teor de gordura. O fato de promover maior saciedade também pode ser útil, já que o indivíduo não sofre o efeito rebote, que pode levar à procura de uma refeição volumosa e rica em gordura.