Pular o café da manhã pode aumentar o risco de doenças cardíacas

Estudo afirma que prática eleva em 27% as chances de problemas no coração

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 02/12/2016

Conhecido como a refeição mais importante do dia, o café da manhã não só dá uma força na dieta, como também pode proteger de doenças. É o que afirma um estudo feito pela Harvard School of Public Health, que descobriu que pular essa refeição pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Os resultados foram publicados dia 22 de julho na revista Circulation da American Heart Association.

Os cientistas acompanharam 26.902 profissionais de saúde do sexo masculino, com idades entre 45 e 82 anos. Durante os 16 anos em que se decorreu o estudo, 1.572 dos homens sofreram eventos cardíacos. Os pesquisadores descobriram que pular o café da manhã aumentavam em 27% o risco de ataque cardíaco ou morte por doença coronariana do que aqueles que fizeram a refeição matinal. Mesmo após a contabilização de dieta, atividade física, tabagismo e outros fatores de estilo de vida, a associação entre pular o café da manhã e doenças cardíacas persistiu.

Uma explicação para esse fenômeno seria a de que não comer o café da manhã faz com que a pessoa tenha mais fome do final do dia, comendo mais nesse período. Esse hábito já foi anteriormente relacionado a alterações metabólicas e doenças cardíacas. Segundo os pesquisadores, pular o café da manhã pode levar a um ou mais fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo a obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes.

Pequenas substituições deixam o café da manhã mais saudável
Entre todas as refeições do dia, o café da manhã precisa de uma atenção especial. É depois de dormir que precisamos de mais nutrientes, já que passamos muito tempo em jejum. "Dentre todos os nutrientes, o carboidrato é fundamental, pois é ele que irá repor os estoques de energia gastos durante o sono", diz a nutricionista Amanda Epifanio Pereira, do Centro Integrado de Terapia Nutricional, em São Paulo. Algumas escolhas podem fazer com que você comece mal o dia. "Os frios ou embutidos sãos os piores itens do café da manhã, já que são ricos em conservantes que fazem mal à saúde, além de apresentarem grande teor de sódio", alerta a nutricionista. Veja quais são as substituições mais saudáveis:

1.Suco de frutas natural

Segundo a nutricionista Amanda Epifanio, é importante escolher sempre sucos naturais. Mas o ideal é consumir suco de fruta natural preparado com diluição em água. Sucos concentrados, como o de laranja (três laranjas enchem apenas um copo), são ricos em açúcar (natural da fruta) e podem promover ganho de peso.

2.Suco de frutas de caixa


Os sucos artificiais de fruta ou soja representam as grandes armadilhas do café da manhã. São bebidas ricas em corantes, conservantes, sódio e açúcar, com o agravante de oferecerem poucos ou quase nenhum nutriente saudável.