Refrigerantes diets favorecem aumento da gordura abdominal, afirma estudo

Circunferência da cintura entre bebedores de refrigerante diet ficou quase três vezes maior do que quem não consumia a bebida

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 17/03/2015

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Saúde da Universidade do Texas concluiu que a maior ingestão de refrigerante diet está ligado ao aumento da gordura abdominal em adultos com 65 anos ou mais. O estudo foi publicado no Journal of the American Geriatrics Society no dia 17 de março.

Durante nove anos, os pesquisadores acompanharam 749 pessoas com 65 anos ou mais. Até o final das pesquisas haviam sobrevivido 375 pessoas. Os resultados do estudo mostraram que a circunferência da cintura entre os bebedores de refrigerante diet ficou quase três vezes maior do que a de pessoas que não consumiam a bebida: 2,11 cm contra 0,77 cm.

Desta forma, a pesquisa mostra que aumentar a ingestão de refrigerante diet está associado ao aumento da gordura abdominal e de riscos cardiometabólicos em adultos mais velhos. Com base nestes resultados, os pesquisadores recomendam que os indivíduos mais velhos que bebem refrigerantes diet diariamente, especialmente aqueles com alto risco cardiometabólico, devem tentar coibir o consumo de bebidas adoçadas artificialmente.

Confira outros alimentos que também são muito prejudiciais para a sua saúde:

10º Sorvete de massa

Os problemas: O sorvete de massa industrializado não é interessante por ser pobre em nutrientes. "Este doce possui carboidratos de baixo valor nutricional, ou seja é rico em açúcar, que vão ser absorvidos rapidamente pelo organismo e serão transformados em gordura", conta Cukier.

O consumo em excesso deste alimento pode facilitar o aumento de peso. Uma bola da versão sabor chocolate, equivalente a 60 gramas, contém 130 calorias e 18,5% dos Valores Diários de gorduras saturadas que um adulto necessita, este alto valor existe principalmente por ter uma série de aditivos incluídos no alimento ao longo da fabricação, o leite integral possui gorduras saturadas, mas não são poucas. "O principal problema do consumo em excesso desta gordura é que ela sofre um processo de oxidação e há o risco do aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas, levando a doença vascular que pode comprometer o coração, os rins e o cérebro a longo prazo", explica Cukier.

Alternativa saudável: Uma opção melhor é o sorvete de palito de frutas que possui menos calorias, apenas 50 por porção de 60 gramas, e gorduras, apenas 0.14 gramas o equivalente a 0,25% dos Valores Diários. O frozen de iogurte desnatado, com 64 calorias e 0,3 gramas de gorduras saturadas o equivalente a 1,3% dos Valores Diários, é outra boa opção. O sorvete light, com 85 calorias e o equivalente a 6% dos Valores Diários de gorduras saturadas, também é uma escolha menos prejudicial.