7 sinais de que há algo errado com sua dieta

Mau humor, desejo muito grande por um alimento e tontura são alguns dos sintomas de que há problemas na dieta

POR BRUNA STUPPIELLO - ATUALIZADO EM 08/08/2016

Quando a dieta não vai bem, seu corpo sente e dá sinais de que há problemas. "Seu organismo reage a uma situação de estresse e então você pode ficar irritado, com tontura, entre outros", explica o médico nutrólogo José Alves Lara, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Por isso, é essencial sempre realizar uma dieta com orientação de um profissional, médico nutrólogo, endocrinologista ou nutricionista. Assim evita-se erros comuns que afetam o seu corpo, como: cortar um macronutriente, cortar um determinado alimento e reduzir demasiadamente a quantidade de calorias. "Toda vez que você baixa a quantidade de calorias para menos de 1200, seu corpo vai começar a sentir alguma coisa e a dar sinais", alerta Lara.

Mau humor

Mau humor e irritabilidade são sinais comuns de que há problemas na sua dieta. "Isso pode ocorrer devido à restrição das calorias ingeridas e pelo baixo consumo de alimentos fonte de carboidrato, como, por exemplo, pão, batata, massa, macarrão, mandioca e outros", diz a nutricionista Marina Solis, da Clínica MOVE. Isto ocorre porque a diminuição do consumo de carboidratos pode afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor capaz de influenciar o humor e o bem-estar dos indivíduos.

A melhor maneira de evitar a irritabilidade durante a dieta é não fazer uma restrição de calorias severa e manter o consumo de todos os grupos alimentares. "E por fim, comer mais vezes ao longo do dia, ou seja, fracionar as refeições garantindo o café da manhã, almoço, jantar e os lanches intermediários", conta Solis