Nove dicas para fazer o seu intestino funcionar

Ajustes na alimentação e a prática regular de exercícios são fundamentais

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 19/12/2016

Reclamar e tomar laxantes são as atitudes mais comuns de quem sofre de intestino preso. Só que isso não resolve o problema. Na verdade, só complica a situação, uma vez que o problema não é, de fato, tratado. Mas há o outro extremo também.

Muitos acham que sofrem do problema só porque não consegue ir ao banheiro diariamente. "O intervalo para eliminação das fezes pode variar de três vezes por dia a três vezes na semana e todos são considerados normais", afirma o gastroenterologista Roberto Carvalho Filho, da Universidade Federal de São Paulo.

Além da frequência, o diagnóstico de um problema intestinal leva em conta sintomas como dor e distensão abdominal, esforço excessivo durante a eliminação das fezes, sangramento e sensação de insatisfação. Se, volta e meia, esses sinais incomodam você, atente para as dicas dos especialistas e ganhe mais qualidade de vida.

Fibras solúveis

Elas são essenciais para regular o seu intestino. Maçã, morango, polpa de maracujá, verduras, aveia, cevada, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico), farelo de trigo e farelo de aveia são boas fontes de fibras solúveis. Sua ação se dá na regularização do trânsito intestinal. Prefira os alimentos crus aos fritos ou cozidos.