Ganhe o direito de comer sobremesas na ceia

Manjar branco, rabanada e pudim estão entre os campeões da dieta

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 06/12/2016

A mesa de doces é uma das grandes atrações na ceia de Natal. Os pratos brilham e provocam água não só na boca das crianças. Pudim, pavê, panetone, rabanada, manjar e outras opções desafiam qualquer disposição a manter a dieta. Mas não é preciso se trancar em casa para resistir a elas.

A solução está em tomar algumas precauções no preparo e também na hora de servir. "Mesmo quem está de dieta pode manter os doces tradicionais nas festas de final de ano. Só não dá para servir diversos deles ao mesmo tempo: as receitas são muito calóricas e o ganho de peso será inevitável", afirma a nutricionista Amanda Epifânio Pereira, do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional).

Quer presente melhor do que saborear sua sobremesa favorita sem culpa? Então confira as dicas da especialista e pare de sofrer por antecipação.

Panetone

Os panetones tradicionais apresentam teor calórico muito semelhante entre si. Em média, cada fatia de 80g (espessura de dois dedos femininos) contém cerca de 300 calorias. Podemos contar, atualmente, com versões de panetone light, em que a mesma porção contém 230 calorias. "A dica é comer pouco: uma fatia de panetone light (80g) é equivalente ao pão francês com manteiga, e podemos pensar nessa substituição nesses dias de festas", afirma a nutricionista.