Dia Mundial da Alimentação: o que não pode faltar no prato da dieta

E os hábitos que fazem seu corpo funcionar melhor

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 16/10/2009

Nesta sexta-feira (16), é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Para celebrar a data, nutricionistas ajudaram o MinhaVida a responder uma lista de dúvidas sobre alimentos e hábitos que trazem vantagens (ou não!) para a sua dieta, para a saúde e para o seu bem-estar. Confira o que eles dizem:

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1. Comer duas fatias de abacaxi depois das refeições ajuda na digestão de gorduras?

Assim como todos os alimentos ácidos, o abacaxi ajuda na digestão, porém, não interfere na absorção das gorduras. ou seja: não emagrece!

2. Dormir depois de comer engorda?

Já é comprovado que repousar 20 minutos após as refeições ajuda na absorção de nutrientes. O que engorda não é dormir, mas comer em excesso!

3. Azeite de oliva é uma excelente alternativa à manteiga. Mas é calórico e pode engordar?

Cada ml de azeite possui 9 calorias como qualquer outra gordura. Mas, o azeite é uma gordura de excelente qualidade que pode e deve ser ingerida como alternativa para a manteiga ou margarina.

4. Forrar o estômago com um copo de vinagre antes das refeições impede que a pessoa engorde com aquilo que vai consumir?

Além de ser uma mentira, fazer isso pode causar uma irritação no estômago e, com o tempo, se transformar em uma úlcera, pois o vinagre é muito ácido.

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5. Temperos prontos na salada são benéficos?

As saladas são essenciais para uma dieta equilibrada, mas é preciso ter cuidado com a forma que você tempera seu prato. Uma escolha errada e o que parece ser um menu light transforma-se numa arrasa dieta . "Muito azeite, queijos, creme de leite, maionese e temperos prontos adicionam muitas calorias e gorduras à salada", ensina a nutricionista Karina Gallerani.

Vale lembrar que o azeite faz parte das gorduras benéficas e não deve deixar de ser utilizado, porém com moderação. Vinagre de vinho tinto ou branco, suco de limão também entram na lista de temperos saudáveis. Abuse ainda de ervas como orégano, coentro, manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha. Se for optar pelos temperos prontos, cuidado! Saiba escolher. O melhor mesmo é optar pelas versões light com iogurte; confira:

Calorias em duas colheres de sopa:

  • Molho para salada parmesão: 184 kcal
  • Molho para salada lemon: 120 kcal
  • Molho para salada balsâmico: 111 kcal
  • Molho para salada queijos: 83,07 kcal
  • Molho para salada Rose: 80 kcal
  • Molho de iogurte: 49,2 kcal
  • Molho caseiro 1 (sal + 2 colheres sopa suco limão): 14 kcal
  • Molho caseiro 2 (1 colher sopa molho shoyo + 1 fio de azeite 5 mL + orégano): 51,5 kcal
  • Molho caseiro 3 (sal + 1 fio de azeite 5 mL + 5 mL vinagre vinho branco + salsinha): 41,5 kcal

7. Leite condensado na salada de frutas está liberado?

Uma das melhores maneiras de ingerir vitaminas em quantidades adequadas para o organismo é consumindo frutas regularmente. Além de serem saborosas, elas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes. As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições, porque são fortes aliadas em dietas do emagrecimento e das pessoas que desejam manter o peso sob controle, são alimentos leves e pouco calóricos. Prefira as opções da época, que são baratas e frescas. E segure a gula na hora de montar sua sobremesa. Combinar uma inocente salada de frutas com leite condensado, creme de leite ou chantilly põe todo o esforço a perder, confira a diferença abaixo.

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  • 1 taça de salada de frutas = 52,5 kcal
  • 1 taça de salada de frutas com 1 colher de sopa (cheia) de leite condensado = 182,5 kcal
  • 1 taça de salada de frutas com 2 colheres (sopa) creme leite = 172,5 kcal
  • 1 taça de salada de frutas com 2 colheres (sopa) chantilly = 142,5 kcal

8. Adicionar açúcar no abacate engorda muito?

O abacate é rico em vitamina E e sais minerais e, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, não causa ganho de peso se for consumido moderadamente. "A gordura presente no abacate é do tipo saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL, o colesterol ruim para a saúde" , afirma Karina. Em quase todo o mundo, o abacate é consumido principalmente na forma de salada, junto a azeite e sal. Mas, no Brasil, as combinações doces é que são populares, em forma de vitamina ou creme.

Veja a comparação:

  • 100g de abacate = 96 kcal
  • 100g de abacate com 2 colheres (sopa) de açúcar = 176 kcal

9. O mix grelhado com molho barbecue afeta a dieta?

Os alimentos grelhados são excelentes para a saúde, substituindo com larga vantagem as frituras. Isso porque as frituras agregam à comida um valor calórico extra. Os grelhados também evitam a perda de nutrientes. "Nas frituras, o uso de gordura animal contribui para a elevação dos níveis de LDL", explica Karina Gallerani. Mas, ao acrescentar molhos altamente calóricos, você, deixa a preparação tão perigosa e calórica como uma fritura, observe:

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  • Bife grelhado: 195 kcal
  • Bife grelhado com 2 colheres (sopa) de molho barbecue: 278,2 kcal
  • Bife grelhado com 2 colheres (sopa) molho madeira com champignon: 265 kcal
  • Bife frito: 297 kcal
  • Filé de frango grelhado: 183,6 kcal
  • Filé de frango com 2 colheres (sopa) de molho branco: 273,6 kcal
  • Filé de frango à milanesa: 233,06 kcal

10. Milho com manteiga detona a dieta?

O milho é um excelente alimento. Possui alto teor de carboidratos (sendo ótima fonte de energia) e também de proteínas. É rico em fibras, betacaroteno (pró-vitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio, ferro, cobre e zinco). É uma delíciain natura e também rende cremes, sorvetes, sopas, sucos, pamonha, curau e saladas. "A combinação da espiga com sal e manteiga é muito saborosa, mas precisa ter cuidado com ela. A manteiga chega a valer, praticamente, por uma nova espiga", alerta a nutricionista do MinhaVida.

  • Espiga de milho cozido com sal = 93 kcal e 0,7g gorduras
  • Espiga de milho cozido com sal e manteiga (10g) = 167 kcal e 9g gorduras
  • Espiga de milho cozido com sal e margarina light (10g) = 127 kcal e 4,5g gorduras

11. O queijo ralado na canja tem passe livre?

A sopa, dependendo da sua composição, pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes com benefícios para a nossa saúde. Uma sopa rica em legumes, geralmente, apresenta baixo valor calórico e ainda oferece vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e água. Estes nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento diário do nosso organismo. No entanto, é preciso prestar atenção nos complementos que são adicionados ao prato e acrescentam muitas calorias.

  • 1 prato (200g) de canja = 290 kcal
  • 1 prato (200g) de canja com 1 colher (sopa) queijo parmesão ralado = 337 kcal
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