Sucos centrifugados alimentam e ajudam a perder peso

Ricas em nutrientes, bebidas dão mais disposição e ainda fazem bem à pele

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 22/11/2010

Feito à base de frutas e verduras frescas, sucos centrifugados podem transformar sua saúde e alavancar seu processo de emagrecimento. O médico vibracional Eduardo Navarro, que trata seus pacientes levando em conta corpo, mente e espírito, lista alguns benefícios: "desintoxicação, equilíbrio do metabolismo, correção de deficiências nutricionais, neutralização de radicais livres, cura de doenças, rejuvenescimento e redução da incidência de cáries, entre outros". Além disso, esses sucos são ricos em muitos nutrientes, fáceis de digerir e poderosos no acionamento da sensação de saciedade.

A nutróloga Tamara Mazaracki diz que os resultados e as ações dos sucos são percebidos rapidamente, refletindo, inclusive, no bem-estar, na disposição e na melhora da pele. Para as funções diuréticas, laxativas e hidratantes, por exemplo, os efeitos podem ser notados já nas primeiras 24 horas.

PUBLICIDADE
Sucos são aliados da dieta - Foto: Getty Images
Sucos ajudam a emagrecer

Segundo Navarro, isso se deve ao fato de a bebida oferecer nutrientes que acabam reduzidos, ou até eliminados, quando os alimentos são cozidos, assados ou fritos. Alguns deles são bioflavonoides, vitaminas e certas proteínas. Os sucos têm um papel tão grande nos tratamentos do médico que ele possui uma centrífuga no consultório. "Faço as preparações para que as pessoas vejam como são gostosas e fáceis de fazer. Elas são uma receita médica, mas das que não se compra em farmácias", diz.

O especialista aconselha quem está em busca de perda de peso a tomar um copo antes de cada refeição sólida para inibir o apetite sem perder itens necessários ao bom funcionamento do organismo. A exceção são os diabéticos, que devem reformular sua alimentação, caso queiram consumir esses sucos.

Uma base que serve para vários sucos recomendados por Navarro é composta por três cenouras médias, três laranjas doces e uma maçã grande ou duas pequenas.

"Acrescente outros vegetais, que podem ser frutas ou hortaliças. A partir daí forme combinações: base mais beterraba e gengibre, base mais agrião, base mais brócolis ou nabo, rabanete, couve, couve-flor, salsa, salsão (aipo), acelga e outros". Segundo ele, o que não pode é misturar fruta ácida com folhas verdes, tipo abacaxi e couve.

Cuidados
É importante ressaltar que uma dieta equilibrada não pode contar apenas com os sucos. As fibras, descartadas na centrifugação, ficam faltando. Algumas fontes são pão integral, batata-doce, aipim e cuscuz de milho. Tamara lembra que quanto mais fresco o ingrediente, mais rico. "Não adianta estocar na geladeira depois de pronto para consumir mais tarde", orienta.

Outra recomendação é dar preferência aos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos. Se não for possível, é essencial deixar as folhas de molho por 15 minutos em um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária.

Laranjas, cenouras e maçãs devem ser lavadas com esponja e sabão em barra. Antes de guardar qualquer vegetal na gaveta da geladeira, lave-o e coloque-o em sacos plásticos. A centrífuga deve ser lavada toda vez que for utilizada.