Cardápio certo fortalece a saúde feminina na fase da menopausa

Alimentação deve ser rica em minerais como cálcio e magnésio

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 10/11/2010

Daniela Cyrulin
Nutrição - CRN 18196/SP

Na menopausa muitas mulheres sofrem de osteopenia e devem se prevenir contra a osteoporose. Pra isso, devem-se ingerir alimentos ricos em cálcio, tais como leite e derivados, nabo, brócolis, folhas de mostarda e sardinha.

Alimentos ricos em magnésio também são essenciais. As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) são ricas desse mineral. Cuidado com alimentos que dificultam ou diminuem a absorção do cálcio, como os ricos em cafeína (café, chá preto e mate) ou os ricos em ferro (carne, frango, feijão) na mesma refeição do que os ricos em cálcio.

Por exemplo:se comer carne no almoço, prepare um purê de batata sem leite. Preste atenção no excesso de ingestão de gorduras e no tipo de gordura que vai consumir, para que seu colesterol ruim não aumente e não forme placas de gordura em suas artérias.

Para isso, opte pelo azeite extra virgem, pelo óleo de canola, pela margarina light, pelos queijos e carnes magras, pelo leite desnatado. Além disso, tem os peixes de água fria, a farinha de linhaça, os pães de linhaça e o óleo de linhaça, que são ricos em ômega 3.

PUBLICIDADE

Para diminuir o inchaço, diminua a ingestão de sódio
Para isso, não basta somente diminuir o sal na comida, mas também diminuir a ingestão de produtos enlatados, conservas e industrializados.

Faça seu próprio molho de tomate em casa e se escolher atum, azeitonas ou palmito, enxague-os antes de comer. Para diminuir aqueles calores insuportáveis, tome uma xícara de chá feito com o galho de frutas vermelhas, como de amoras por exemplo. Faça uma alimentação variada e balanceada.

Assim você não ganha peso extra e indesejado! E por fim, uma alimentação rica em compostos antioxidantes, para neutralizar os radicais livres formados em nosso organismo ao longo da vida e que, além de trazer as rugas, causam inúmeras doenças, como câncer, aterosclerose, mal de Alzheimer, entre outros.