Mantenha a saúde em dia no inverno com uma boa alimentação

Escolha dos alimentos certos protege o organismo de gripes e resfriados

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 23/05/2011

Fernanda Granja de Oliveira Gomes
Nutrição - CRN 19074/SP
especialista minha vida

A chegada do inverno requer alguns cuidados especiais para manter a saúde a todo vapor. Durante a estação mais fria do ano, o nosso organismo aumenta o gasto energético para se manter aquecido. E, além disso, precisamos nos cuidar para que a gripe e o resfriado não virem visitantes constantes. A alimentação tem papel importante na hora de tomar esses cuidados. Aí vão algumas dicas e receitas para passar o inverno longe da gripe e do resfriado!

1- Não fique muito tempo sem comer. Como gastamos mais calorias nesse período, a fome vem mais rápido também. Por isso, procure comer alguma coisinha ou um lanchinho a cada 2h30 para a compulsão alimentar não te atacar de uma vez só!
2- No jantar, faça sempre sopas com muitos legumes, para ajudar na saciedade. Nesse caso, a sopa de alho poró é uma ótima dica, já que tem ação diurética.

PUBLICIDADE
Dieta para evitar a gripe

3- Evite preparações com molho ou creme de leite. Eles trazem uma quantidade de calorias extras que não são nem um pouco bem vindas.
4- Beba dois copos de água em jejum e água gelada durente o dia - isso vai acelerar seu metabolismo energético, facilitando a perda de peso.
5- Acrescente própolis no suco do seu café da manhã - uma colher de chá já é suficiente para manter a proteção de nosso organismo sem trazer contraindicações, pois ele é um antibiótico natural bastante eficiente.
6- Use geleia real também em jejum - ela também aumenta a imunidade por conter altas concentrações de vitaminas, principalmente a C e o complexo B.
7- O uso do pólen também é uma boa dica. Ele também contém várias vitaminas e minerais, dando uma proteção extra.

Use mel, pois ele protege o aparelho respiratório, combatendo gripes, resfriados, tosses e bronquites

8. Alguns nutrientes são capazes de aumentar as defesas do organismo. Coloque esses alimentos no seu cardápio e proteja-se já :
- Zinco - consuma quinua e amaranto
- Glutamina - derivados da soja
- Arginina - nozes, castanhas, amêndoas
- Ômega 3 - linhaça e peixes
- vitamina A - damasco e clorofila
- vitamina E - óleo de amendoim
- vitamina C - suco de goiaba
9- Use mel, pois ele protege o aparelho respiratório, combatendo gripes, resfriados, tosses e bronquites. 10. Use também o melado (reveze com o mel), pois contém cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e vitaminas do complexo B e isso vai te dar ânimo para o dia a dia. Algumas receitas também ajuda o metabolismo funcionando bem durante o inverno, sem colocar muitas calorias a mais na dieta.

Sopa de alho poró Ingredientes:
2 alhos porós
2 chuchus
Tempero de ervas frescas (1 colher de sopa de manjericão seco;
2 colher de sopa de salsinha picada;
2 folhas de louro picadas;
1 colher de chá de alecrim; casca de limão ralada)

Modo de preparo:
Pique 2 alhos poros e refogue com 1 colh de chá sopa de água Reserve. Bata no liquidificador a base da sopa: 2 chuchus sem casca cozidos com temperos de ervas fescas ou 1 caldo de legumes ou carne ou galinha e derrame na panela com os alhos porós refogados. Ferva por 2 minutos e prove os temperos. Rende 2 porções

Sopa Detoxificante
Ingredientes:
4 cenouras
1 cebola média
1 nabo médio
2 dentes de alho
Água
Tomilho
2 colheres de sopa de sementes de girassol
Amêndoas e pistache

Modo de preparo: Coloque as cenouras, a cebola, o nabo, o alho e a água numa panela grande. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Tempere com tomilho, sal e deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Devolva à panela e aqueça bem a sopa. Coloque a sopa no prato e sirva guarnecendo com as sementes e castanhas quebradas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)