Para emagrecer é preciso mudar seus antigos hábitos de alimentação

É preciso aderir ao tratamento e manter a motivação para chegar ao objetivo final

ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 07/11/2016

Juliana Sato
Psicologia - CRP 77653/SP

Para que um programa de emagrecimento seja efetivo, não basta apenas iniciar uma dieta, é necessário mudanças em muitos hábitos diários. Além da alimentação variada e balanceada, é importante acrescentar a prática de atividades físicas ao cotidiano. Controlar o estresse e ter atitudes saudáveis também são medidas que, gradativamente, ajudam a aumentar a qualidade de vida.

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Para que um programa de emagrecimento seja efetivo, não basta apenas iniciar uma dieta, é necessário mudanças em muitos hábitos diários.

Diversas pesquisas apontam que ocorre baixa adesão ao tratamento proposto para o emagrecimento em cerca de 70% dos casos. Estas pessoas não seguem recomendações médicas relacionadas às mudanças no estilo de vida, como restrições alimentares, abandono de fumo, entre outros. Quanto aos programas de atividades físicas, 50% deixam de praticar a atividade num período de três a seis meses após o início.

Adesão e motivação

A adesão ao programa de dieta, imprescindível para o emagrecimento, refere-se à responsabilidade individual sobre a resolução de seus problemas. E ainda à tomada de decisões sobre a mudança dos hábitos alimentares.

A motivação refere-se às escolhas e preferências destinadas ao objetivo final. E a persistência neste novo comportamento. A motivação pode ser divida em intrínseca e extrínseca.

A motivação intrínseca surge da pessoa, faz parte de seus desejos, necessidades, metas e objetivos. A motivação extrínseca pode atuar de forma positiva ou negativa na mudança de comportamento. Os fatores positivos envolvem o suporte familiar, o prazer e as até mesmo recompensas. Os negativos podem ocorrer em ocasiões sociais (quando existe uma variedade de alimentos e bebidas), falta de apoio familiar e de amigos.

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Para que ocorra uma mudança efetiva e permanente dos hábitos que levam ao sobrepeso é importante considerar aspectos culturais, antropológicos, socioeconômicos e psicológicos.

Quando pensamos em emagrecimento e manutenção do novo peso, devemos nos conscientizar de que não basta apenas a nossa vontade de emagrecer ou pensar em um estilo de vida mais saudável. Devemos rever todo um conceito de vida. O apoio e a compreensão dos familiares e amigos são fundamentais para uma mudança efetiva em nossa qualidade de vida.