Relaxe

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 08/08/2004

Você chega em casa depois de um dia de trabalho estressante. Suas costas, seu pescoço e ombros estão doloridos e enrijecidos. Sua cabeça e seus olhos doem. Nada melhor para acabar com toda essa tensão do que uma sessão de massagem relaxante. Existem várias técnicas que podem ser utilizadas e os resultados deixam qualquer um novinho em folha. A esteticista Ana Carolina Assis (foto à direita), conta que a Massagem Ayurvédica e a Reflexologia Podal são duas grandes aliadas no combate ao stress no alívio das tensões. "Até quem precisa de um revigoramento espiritual também pode recorrer à essas técnicas", afirma Carolina. Conheça mas um pouco dessas massagens:

Massagem indiana para harmonia
Um dos tipos mais utilizados atualmente como massagem relaxante é a Ayurvédica. Há cerca de seis mil anos atrás, na Índia, a ciência da Ayurveda dava seus primeiros passos. Em sânscrito, AYU significa vida e VEDA significa conhecimento ou ciência, sendo assim, a Ayurveda pode ser traduzido como a ciência ou conhecimento da vida.





A Massagem Ayurvédica é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos. Carolina Assis explica que através de toques profundos com os dedos, as mãos, os cotovelos e até com os pés, a massagem Ayurvédica propicia o realinhamento postural, o alívio de tensões (por vezes crônica) no corpo físico, além de fortalecer o sistema imunológico. "Os efeitos anti-stress e anti-depressivos também podem ser notados", afirma.

Contando com alguns alongamentos, a técnica proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, fazendo com que a energia vital possa circular livremente. "A Massagem Ayurvédica tem, ainda, efeito terapêutico a nível espiritual", conta a esteticista. As emoções vivenciadas e contraídas no corpo, são ""tocadas"" e liberadas, propiciando um processo de auto conhecimento e transformação interna e externa, a partir da consciência corporal. Carolina Assis conta que gosta de usar também a Aromoterapia em suas sessões de massagem. ""Quando vou fazer uma massagem pergunto para a cliente o que ela deseja, se quer mais saúde, se quer melhorar espiritualmente... De acordo com a resposta eu faço a massagem com um determinado tipo de óleo. Existem óleos que são para o relaxamento, como o de Sete Ervas, os que são para aliviar o espírito como o de Sândalo, entre outros"", conta.

Os pés na cabeça
A Reflexologia Podal é outra terapia de relaxamento feita através de massagens nos pés. "Cada órgão do nosso corpo tem um ponto específico de reflexão no pé", afirma Carolina. De acordo com a esteticista, uma massagem nos pés pode equivaler a uma massagem no corpo todo.

A Reflexologia é mais uma das terapias alternativas atribuída ao chineses. Mas há registros de desenhos de egípcios praticando a terapia, datados de 2330 a.C. Os pés são divididos em áreas que tem relações diretas com o Sistema Nervoso Central. Quando massageadas, essas áreas são capazes de provocar reações no córtex cerebral na região correspondente ao reflexo. A teoria chinesa chama o pé de um microcorpo, com 72 mil terminações nervosas.

Massageando áreas específicas dos pés, é possível fazer um mapa da situação orgânica da pessoa, ajudando a amenizar dores e até prevenindo doenças. "Com este método pode-se aliviar os mais variados sintomas, desde dores musculares, enxaquecas, problemas digestivos, alérgicos, sexuais, relativos à menopausa, até aqueles de ordem emocional como as depressões, ansiedades, dentre outros", afirma Carolina. Agora é só escolher o seu tipo ideal, deitar e relaxar!











PUBLICIDADE