Excesso de peso pode favorecer o envelhecimento e outros problemas

Os quilos extras também aumentam o risco de câncer de mama, útero, ovário, intestino e próstata

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 29/09/2015

Dr. Reginaldo Rena
Nutrologia - CRM 69236/SP
especialista minha vida

Estamos vivendo um aumento de peso mundial, as pessoas estão ficando acima do peso e obesas rapidamente e cada vez mais jovens. O IBGE revelou recentemente que 56,9% dos brasileiros estão acima do peso e mais de 20% estão obesos.

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Por que isto está ocorrendo?

São vários fatores, os mais importantes são o abandono de comidas verdadeiras e trocas por alimentos industrializados, repletos de gorduras, carboidratos, sal e pobres em nutrientes como vitaminas e minerais. Outro fator importante é a redução da atividade física.

Costumo brincar com meus pacientes que o seu peso é conta de mais e de menos: quanto você comeu menos quanto você gastou, se sobrou você vai engordar. A comida é energia que entra o que você gastou é energia que sai, a diferença entre a sua conta te fará engordar ou emagrecer.

Como saber se você está no peso adequado?

Temos varias maneiras, mas de modo prático e simples é o peso da balança em relação a sua altura que determina um índice chamado índice de massa corporal (IMC). Esse valor se estiver entre 18,5 e 24,9 é considerado normal, de 25 a 29,9 esta acima do peso, de 30 a 34,9 obesidade grau I ou leve, de 35 a 39,9 obesidade Grau II ou moderada e acima de 40 Obesidade grau III ou severa. Você pode calcular seu IMC a seguir.

Outra forma de controle é o tamanho de circunferência abdominal, já que essa gordura localizada na barriga é a de maior risco para nossa saúde. Para as mulheres a medida da circunferência abdominal deve ser menor que 88 cm e para os homens deve ser menor que 102 cm.

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Os métodos acima são fáceis de fazer em casa, apesar de falhos, são os primeiros métodos para saber se precisa de ajuda, temos métodos mais eficientes com medidas de pregas cutâneas e balanças com bioimpedância que diferenciam quanto do seu peso é de gordura, músculo, líquido e divide isso em cada braço, perna e circunferência abdominal.

Essa preocupação com o peso é apenas estética?

Não, essa preocupação com o peso é por saúde e vida. O peso acima do ideal aumenta a velocidade de envelhecimento do seu corpo. Isso mesmo, você vai ficando mais velho se estiver acima do peso, seu corpo vai ter mais idade do que você tem de verdade e traz risco de doenças graves se não corrigirmos o peso.

Teremos um desgaste acelerado de suas articulações (osteoartrite) de coluna, quadril, joelhos, tornozelos e pés, pelo aumento de peso a mais que eles terão de carregar.

Seu pâncreas terá de trabalhar mais, gastando mais insulina e aumentando muito o seu risco de se tornar diabético, mesmo que não tenha ninguém na sua família com diabetes e com o diabetes vem o risco de complicações como problemas nos rins, pressão alta, circulação ruim nas pernas aumento de úlceras e risco de amputações.

Com aumento do peso, teremos uma circulação pior e com isso maior esforço no bombeamento cardíaco e consequentemente um aumento a sua pressão arterial.

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Aumento de peso, circulação ruim, diabetes, pressão elevada então o seu coração vai sofrer e aumenta o risco de problemas cardíacos e derrames cerebrais (AVC).

Alguns tipos de câncer hoje estão sendo influenciados também pela obesidade, pois altera o seu metabolismo hormonal, principalmente o câncer de mama, ovário, útero, intestino e próstata.

Outras doenças associadas à obesidade podem ser a apneia do sono, pedra na vesícula, aumento de colesterol e triglicérides.

A boa noticia é que você pode emagrecer e reverter esse envelhecimento acelerado e esses riscos de sua vida. Sim, se você emagrecer, tudo isso que falei reduz muito. E não precisa ser grandes perdas, trabalhos mostram que reduzir em 10% seu peso diminuiu muito seu risco de problemas cardíacos e hipertensão e outros.

Em outros artigos falaremos mais como te ajudar a emagrecer. Mas a partir de hoje você já pode começar uma atividade física, pode ser caminhadas. Reduza o uso de produtos industrializados, volte a preparar sua comida com grãos integrais, peixe, frango, feijão, verduras, legumes e frutas. Aumente a água, reduza o sal, evite gorduras de origem animal, frituras, açucares, suco de frutas (prefira a fruta). Para não errar compre alimento que não precisam ter rótulos.

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