Dieta paleolítica: tudo que você precisa saber antes de começar a fazer

Confira as respostas para dúvidas mais comuns de quem quer começar a fazer a dieta

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 11/01/2017

A dieta paleolítica tem ganhado cada vez mais adeptos e o atrativo principal está justamente em seu lado mais inusitado ao pregar jejum prolongado, o consumo de carne à vontade e a restrição de carboidratos no maior estilo homem das cavernas.

PUBLICIDADE

Por isso, selecionamos através da nossa plataforma Pergunte ao Especialista as perguntas mais populares de quem deseja fazer a dieta e emagrecer com saúde. Confira lista completa e tire suas dúvidas:

1 - Quais são os alimentos proibidos na dieta paleolítica?

R: O padrão de alimentação no qual a dieta paleolítica é baseado exclui alimentos ricos em carboidratos já que se trata de uma alimentação com alta quantidade de gorduras e com baixa de carboidratos. Assim, açúcares (sacarose ou açúcar de mesa; frutose presente nas frutas, lactose presentes nos leite e derivados, e o amido que está amplamente distribuídos nos alimentos) são proibidos. Entre as restrições estão arroz, aveia, trigo e seus subprodutos (pão, bolo, macarrão, farinha), milho, leguminosas (feijões, ervilha, vagem, grão de bico, lentilha), todos os tipos de batata, cenoura, beterraba. Nota-se, portanto, que se trata de uma alimentação altamente restritiva.

2 - Existem variações da dieta paleolítica e quais são elas?

R: Não há um único padrão alimentar dentro da dieta paleolítica. Entretanto, há uma base: evitar açúcar, evitar grãos, carnes vermelhas e aves são permitidas, peixes e frutos do mar são permitidos, gorduras naturais dos alimentos devem ser ingeridas e verduras e alguns legumes (berinjela, pimentão, pepino, cebola, couve, brócolis, aspargo, abobrinha, entre outros) podem fazer parte da alimentação. Assim, é possível ter uma alimentação paleolítica sem carnes vermelhas, mas com peixes. Além disso, o consumo de derivados do leite fermentados (queijos e iogurtes naturais) não são consumidos por todos que seguem uma dieta paleolítica. Percebe-se que dentro dos alimentos permitidos, pode-se ter variações de consumo da dieta paleolítica.

3 - Pessoas vegetarianas podem fazer a dieta paleolítica?

R: A base da dieta paleolítica é feita por produtos de origem animal como, carnes gordas, ovos, manteiga. Por outro lado, há um controle grande dos alimentos de origem vegetal, entre eles, leguminosas (principal fonte de proteínas da alimentação vegetariana), frutas, batatas, mandioca, farináceos, cenoura, beterraba. Dessa maneira, pessoas que seguem a linha vegetariana não se adaptam ao padrão alimentar imposto pela dieta cetogênica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

4 - O que comer antes dos exercícios dentro da dieta paleolítica

R: A dieta paleolítica pode não atender as necessidades individuais exigidas pelo treino que está sendo seguido. Existe uma diversidade de treinos, rotinas, comportamentos alimentares que a dieta não atende. Para saber como adaptar a sua alimentação baseado no treino, rotinas, hábitos, preferências é fundamental passar por uma consulta presencial com um nutricionista. Somente assim conseguirá a resposta que busca.

5 - Dieta paleolítica leva à perda de massa muscular?

R: Sim, a dieta paleolítica pode levar à perda de massa muscular. Por isso, antes de seguir qualquer tipo de dieta e realizar algum exercício físico é fundamental consultar presencialmente um nutricionista e um educador físico.

6 - Posso tomar leite e ingerir laticínios na dieta paleolítica?

R: O leite é um dos alimentos proibidos na dieta paleolítica. Já, derivados do leite fermentados (queijos, iogurte natural) e ricos em gorduras (creme de leite, nata, manteiga) podem ser consumidos.

7 - Quais carnes podem ser consumidas na dieta paleolítica e como elas devem ser preparadas?

R: Todas as carnes estão liberadas na dieta paleolítica sem a necessidade de excluir a gordura visível delas. Por exemplo, comer a picanha com a capa de gordura e preservar a pele do frango. A gordura presente naturalmente na carne e em outros alimentos como, por exemplo, comer os ovos com as gemas é importante já que a dieta paleolítica é rica em gorduras e apresenta uma quantidade moderada de proteínas. Para atingir essa característica da dieta é importante preservar e ingerir carnes com maior quantidade de gorduras.

8 - Embutidos são autorizados na dieta paleolítica?

R: Sim, os embutidos são permitidos. Entretanto, por serem alimentos ultra processados contendo elevada quantidade de substâncias de uso exclusivamente da indústria alimentícia, é incentivado a redução do uso deles conforme houver a adaptação nessa dieta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

9 - Creme de leite pode ser consumido na dieta paleolítica

R: Sim, o creme de leite pode ser utilizado, pois o seu conteúdo de macronutrientes é composto unicamente por gorduras, não apresentando, portanto, carboidratos.

10 - Quais os principais carboidratos liberados na dieta paleolítica?

R: Alimentos que apresentam carboidratos, mas em baixa ou baixíssima quantidades, e que podem fazer parte da dieta paleolítica são: frutas vermelhas (framboesa, morango, mirtilo, cereja) são toleradas; tomate, verduras, brócolis, couve, aspargos, berinjela, pepino, pimentões, cogumelos; derivados do leite fermentados (queijos e iogurtes naturais).

11 - É normal sentir o intestino preso quando se começa a dieta paleolítica?

R: As fibras, nutrientes que estimulam o bom funcionamento intestinal, estão presentes nas frutas, legumes, grãos, leguminosas. Esses alimentos por estarem proibidos leva à baixa quantidade de fibras nessa dieta, reduzindo o número de idas ao banheiro.

12 - Quais as melhores gorduras para se consumir dentro da dieta paleolítico?

R: De acordo com a dieta paleolítica, as melhores gorduras são as que estão presentes naturalmente nos alimentos. Dessa maneira, essa dieta não apresenta restrições no consumo de carnes gordas, aves com pele, bacon, peixes gordos, ovos, manteiga, azeite, abacate, polpa de coco. Com exceção dos óleos vegetais (soja, girassol, canola, milho), não há a distinção de gorduras boas ou ruins. Se está presente naturalmente nos alimentos, a dieta permite o consumo.

13 - A dieta paleolítica precisa ser feita com jejum?

R: O jejum intermitente é uma prática adotada por alguns seguidores da dieta paleolítica, mas não é descrito como regra dessa dieta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

14 - Quais os problemas de consumir gordura a vontade na dieta paleolítica?

R: A ciência avança no estudo das gorduras e os efeitos na saúde. É importante entender que o excesso de gorduras saturadas e a menor participação de gorduras de origem vegetal (polinsaturadas) aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumento do colesterol ruim (LDL), redução do bom colesterol (HDL). Por isso, o consumo excessivo de gorduras saturadas que pode haver na dieta paleolítica é muito questionada e combatida. Vale ressaltar que todas as gorduras são importantes e têm funções em nosso corpo, mas é necessário entender que o excesso de gorduras saturadas e a presença maior delas na alimentação pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de determinadas condições.

15 - A dieta paleolítica pode favorecer a hipertrofia?

R: A hipertrofia pode ser alcançada com o estímulo muscular que será obtido com treino específico desenvolvido por um educador físico e aliado ao plano alimentar acordado com um nutricionista. A dieta paleolítica não tem como objetivo a hipertrofia muscular. Dessa maneira, se há o objetivo de ganho de massa magra é fundamental consultar um nutricionista e um educador físico presencialmente que avaliará as condições e necessidades individuais para atingir os objetivos desejados.

*Todas as respostas foram publicadas pela nutricionista Isabelly Silva (CRN: 47452/SP)