Fuja das ciladas que transformam pratos saudáveis em ameaças à dieta

Leite condensado na salada de frutas, manteiga no milho e outros erros cheios de calorias

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 04/09/2008

Quem vive em guerra contra a balança também vive sonhando com um método milagroso para a perda de peso. O melhor mesmo seria dormir e, num passe de mágica, acordar com o corpo magro. Mais, na realidade, as coisas não funcionam assim. Até mesmo o mais saudável dos alimentos pode se tornar um perigo à saúde, dependendo da sua forma de preparo ou suas combinações , afirma a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani.

Ela lembra que não existem alimentos bons ou maus, apenas regimes equilibrados e desequilibrados. Fazer dieta não é sinônimo de privação, mas um processo inteligente de se alimentar: a idéia é montar combinações na medida certa, a fim de se obter um emagrecimento saudável , diz Karina. Para evitar que você transforme pratos balanceados em ameaçadas calóricas, atente ás ciladas mais comuns à mesa e previna-se contra todas elas. (Você está se alimentando bem? Clique aqui e descubra)

Temperos prontos na salada
As saladas são essenciais para uma dieta equilibrada, mas é preciso ter cuidado com a forma que você tempera seu prato. Uma escolha errada e o que parece ser um menu light transforma-se numa arrasa dieta . Muito azeite, queijos, creme de leite, maionese e temperos prontos adicionam muitas calorias e gorduras à salada , ensina Karina.

Vale lembrar que o azeite faz parte das gorduras benéficas e não deve deixar de ser utilizado, porém com moderação. Vinagre de vinho tinto ou branco, suco de limão também entram na lista de temperos saudáveis. Abuse ainda de ervas como orégano, coentro, manjericão, hortelã, salsinha, cebolinha. Se for optar pelos temperos prontos, cuidado! Saiba escolher. O melhor mesmo é optar pelas versões light com iogurte, confira.

Calorias em duas colheres de sopa

Molho para salada parmesan 184 kcal
Molho para salada lemon 120 kcal
Molho para salada balsâmico 111 kcal
Molho para salada queijos 83,07 kcal
Molho para salada Rose 80 kcal
Molho de iogurte 49,2 kcal
Molho caseiro 1 (sal + 2 colheres sopa suco limão) 14 kcal
Molho caseiro 2 (1 colher sopa molho shoyo + 1 fio de azeite 5 mL + orégano) 51,5 kcal
Molho caseiro 3 (sal + 1 fio de azeite 5 mL + 5 mL vinagre vinho branco + salsinha) 41,5 kcal

Leite moça na salada de frutas
Uma das melhores maneiras de ingerir vitaminas em quantidades adequadas para o organismo é consumindo frutas regularmente. Além de serem saborosas, elas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes. As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições, porque são fortes aliadas em dietas do emagrecimento e das pessoas que desejam manter o peso sob controle, são alimentos leves e pouco calóricos , afirma a nutricionista.

Prefira as opções da época, que são baratas e frescas. E segure a gula na hora de montar sua sobremesa. Combinar uma inocentes salada de frutas com leite condensado, creme de leite ou chantilly põe todo o esforço a perder, confira a diferença abaixo.

1 taça de salada de frutas = 52,5 kcal
1 taça de salada de frutas com
1 colher de sopa (cheia) de leite condensado = 182,5 kcal
1 taça de salada de frutas com 2 colheres (sopa) creme leite = 172,5 kcal
1 taça de salada de frutas com 2 colheres (sopa) chantilly = 142,5 kcal

Açúcar no abacate
O abacate é rico em vitamina E e sais minerais e, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, não causa ganho de peso se for consumido moderadamente. A gordura presente no abacate é do tipo saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim) , afirma Karina. Em quase todo mundo o abacate é consumido principalmente na forma de salada, junto a azeite e sal. Mas, no Brasil, as combinações doces é que são populares, em forma de vitamina ou creme.

Veja a comparação:
100g de abacate = 96 kcal
100g de abacate com 2 colheres (sopa) de açúcar = 176 kcal

Grelhado com molho barbecue
Os alimentos grelhados são excelentes para a saúde, substituindo com larga vantagem as frituras. Isso porque as frituras agregam à comida um valor calórico extra. Os grelhados também evitam a perda de nutrientes. Nas frituras, o uso de gordura animal contribui para a elevação dos níveis de LDL, o colesterol ruim para a saúde , afirma Karina Gallerani. Mas, ao acrescentar molhos altamente calóricos, você, deixar a preparação tão perigosa e calórica como uma fritura, observe:



Bife grelhado 195 kcal
Bife grelhado com 2 colheres (sopa) de molho barbecue 278,2 kcal
Bife grelhado com 2 colheres (sopa) molho madeira com champignon 265 kcal
Bife frito 297 kcal.
Filé de frango grelhado 183,6 kcal
Filé de frango com 2 colheres (sopa) de molho branco 273,6 kcal
Filé de frango à milanesa 233,06 kcal.

Milho com manteiga O milho é um excelente alimento. Possui alto teor de carboidratos (sendo ótima fonte de energia) e também de proteínas. É rico em fibras, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como fósforo, cálcio, ferro, cobre e zinco. É uma delícia in natura e também rende cremes, sorvetes, sopas, sucos, pamonha, curau e saladas. A combinação da espiga com sal e manteiga é muito saborosa, mas precisa ter cuidado com ela. A manteiga chega a valer, praticamente, por uma nova espiga , alerta a nutricionista do MinhaVida.

Espiga de milho cozido com sal - 93 kcal e 0,7g gorduras
Espiga de milho cozido com sal e manteiga (10g) 167 kcal e 9g gorduras
Espiga de milho cozido com sal e margarina light (10g) 127 kcal e 4,5g gorduras

Queijo ralado na canja
A sopa, dependendo da sua composição, pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes com benefícios para a nossa saúde. Uma sopa rica em legumes, geralmente, apresenta baixo valor calórico e ainda oferece vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e água. Estes nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento diário do nosso organismo. No entanto, é preciso prestar atenção nos complementos que são adicionados ao prato e acrescentam muitas calorias.

1 prato (200g) de canja = 290 kcal
1 prato (200g) de canja com 1 colher (sopa) queijo parmesão ralado = 337 kcal

PUBLICIDADE