5 alimentos cheios de sabor para quem tem intolerância à lactose

Quem disse que a vida sem lactose precisa ser sem graça? Veja alimentos substitutos que vão dar um gosto especial à alimentação

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 20/08/2018

Imagine as principais refeições do dia sem leite, iogurte, queijo, bolos, sobremesas e outros alimentos lácteos. Geralmente, este é o cardápio de quem descobre a intolerância à lactose e precisa diminuir ou até mesmo eliminar o açúcar do leite da dieta, o que evita desconfortos como diarreia, inchaço abdominal, gases e náuseas.

PUBLICIDADE

A intolerância à lactose ocorre quando o organismo deixa de produzir, em quantidade adequada, a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. Ou seja, o intestino recebe o alimento com este açúcar e não consegue digeri-lo completamente, favorecendo o surgimento de sintomas que causam desconforto.

Além da intolerância, os incômodos podem ser causados pela alergia ao leite, quando o sistema imunológico começa a combater as proteínas presentes no alimento. Apesar de causarem sintomas parecidos, intolerância à lactose e alergia ao leite são problemas de saúde distintos, que necessitam de tratamentos específicos.

De qualquer forma, é fundamental buscar um especialista para receber o diagnóstico correto e entender que adaptações na dieta serão necessárias, para driblar os sintomas negativos. Saiba, antes de tudo, que não é preciso abandonar alguns de seus alimentos favoritos por conta da alergia ou da intolerância à lactose.

Listamos abaixo sugestões que vão deixar seu dia a dia mais saboroso e que funcionam como substitutos de alimentos derivados do leite:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Iogurtes Zero Lactose

Puro, com frutas, grãos ou mel, no café da manhã ou no lanche da tarde. Não há como negar: iogurte é uma delícia em qualquer momento do dia. Porém, quem sofre com o mal-estar causado pelo consumo de lactose acaba evitando esse alimento, por medo de passar mal.

A boa notícia é que dá para fazer diferente. A dica é conhecer a linha Vigor Zero Lactose, com iogurtes que foram desenvolvidos especialmente para aqueles que convivem com a intolerância à lactose ou simplesmente seguem uma dieta restritiva.

Pensando nisso, Vigor desenvolveu produtos que preservam o sabor e a consistência dos iogurtes tradicionais, sem o açúcar do leite. Você pode experimentar a linha Vigor Grego Zero Lactose, nos sabores frutas vermelhas e tradicional, ou a opção zero gorduras, nos sabores morango e tradicional; Se preferir, pode apostar nos iogurtes naturais de Vigor, também zero lactose, que contam com tipos desnatado, ameixa ou integral.

Leites vegetais e zero lactose

Os leites vegetais, que não contêm lactose, são uma ótima opção para quem não consome leite integral. São muitas opções diferentes e saborosas para você conhecer, como o leite de soja, arroz, amêndoas, quinoa ou coco. Todos eles conservam os principais nutrientes de cada alimento.

O leite de quinoa, por exemplo, possui aminoácidos e minerais bem parecidos com os nutrientes presentes no leite de vaca. Ele também é rico em proteína de origem vegetal, ferro e possui baixo índice glicêmico, sendo uma boa escolha para quem tem diabetes ou precisa fazer o controle do peso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Para quem não abre mão do leite tradicional, vale lembrar que, além da opção vegetal, é possível encontrar o leite de origem animal na versão sem lactose, uma opção também muito saudável para a saúde.

Queijos veganos

Adeptos de dietas veganas já estão familiarizados com alimentos sem nenhum tipo de ingrediente de origem animal. Quem evita a lactose também pode entrar nessa onda e incluir comidinhas veganas na dieta, sem medo de ser feliz. É o caso do queijo vegano, que não é feito com leite de vaca, ao contrário da versão original.

Entre as opções mais comuns nas prateleiras, está o tofu, que é um derivado da soja. O alimento, rico em cálcio e proteínas, funciona como um substituto do queijo tradicional e também repõe nutrientes importantes para a nossa saúde.

Se você não gosta de soja, saiba que as opções para incrementar o lanche não terminam por aí: existem também queijos veganos feitos com castanha de caju, grão de bico, amêndoas, quinoa e mandioquinha, por exemplo.

Pães integrais

A combinação de iogurte Zero Lactose Vigor, leite vegetal e farinha integral dá origem a receitas cheias de sabor e saúde, como no caso dos pães integrais. Durante o preparo dos lanches, é possível ainda acrescentar grãos, cereais, queijos veganos ou até mesmo o iogurte Zero Lactose Natural Vigor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Desse modo, além de não consumir lactose, você terá um lanche saudável, leve e cremoso, com muitas possibilidades de recheios diferentes. Simples e prático!

Biomassa de banana verde

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a banana verde pode, sim, ser uma grande aliada na substituição de alimentos lácteos mais consistes, como o creme de leite, por exemplo. A melhor parte é que a biomassa não altera o sabor das receitas, podendo incrementar diferentes tipos de pratos, doces e salgados, com facilidade.

Por ser feita a partir da polpa da banana, a biomassa contém todos os nutrientes originais da fruta e é capaz de melhorar a imunidade, o intestino, controlar o nível do colesterol e prevenir diabetes tipo 2. Ou seja, não faltam motivos para incluir a biomassa de banana verde no seu dia a dia, não é mesmo?