6 trocas saudáveis (e saborosas) para enriquecer o seu cardápio

Iogurte no lugar da sobremesa de cada dia garante mais leveza às refeições. Veja essa e outras sugestões de dar água na boca

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 27/08/2018

Começar uma nova rotina de alimentação não é nenhum pesadelo. Muito pelo contrário: investir em comidinhas saudáveis é algo que faz bem para o corpo e também para o paladar, basta estar disposto a descobrir novos sabores e versões dos seus alimentos favoritos.

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A sobremesa pode se tornar um delicioso iogurte grego de frutas, enquanto o achocolatado dá espaço para um chocolate quente com cacau em pó. Viu como é fácil? Trocas simples como estas provam que é possível investir em novos hábitos de saúde com prazer e leveza, sem dor de cabeça.

Se você não sabe por onde começar, veja abaixo nossa lista com sugestões de trocas que vão enriquecer o seu cardápio e garantir muitos benefícios de uma vez só. Descubra e apaixone-se por essas ideias:

Iogurte no lugar da sobremesa

É normal sentir vontade de comer uma sobremesa após as refeições ou mesmo no lanche da tarde, quando bate a fome. Nessas horas, uma porção de iogurte grego pode satisfazer não só a vontade de um "docinho", como também trazer mais saciedade. É o caso da linha de iogurtes Vigor Grego Ultrazero, com opções saborosas e super saudáveis, que não pesam na balança nem na consciência.

Os iogurtes Vigor Grego Ultrazero têm zero adição de açúcares, gorduras e colesterol, com 7g de proteína em cada porção de 100g. Por isso, o alimento é perfeito para vários momentos do seu dia: café da manhã, sobremesa, lanche ou até mesmo após o treino, quando o corpo precisa de algo mais leve, mas ainda assim saboroso.

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Pão de forma integral no lugar do pão francês

A farinha é um ingrediente que está presente em praticamente todos os alimentos que consumimos ao longo do dia, como pães, massas, biscoitos, torradas e outros. Por isso, trocar a farinha branca pela integral é algo que pode fazer toda a diferença para a sua saúde em médio e longo prazo. Você pode começar essa troca com alimentos simples, para adaptar o paladar a novos sabores.

No caso de pães, por exemplo, prefira aqueles que são feitos com farinha 100% integral e em forma. Essa versão, mais saudável que o pão francês tradicional, conta com uma presença maior de fibras alimentares, que promovem saciedade e também ajudam a regular o intestino. Além disso, o pão de forma integral tem baixo teor de gorduras, o que ajuda no controle do colesterol, diabetes e também da pressão alta.

Azeite de oliva no lugar do óleo de cozinha

Quem tem o hábito de cozinhar sabe que o tradicional óleo de cozinha é praticamente ingrediente primário de qualquer receita, de ovos mexidos ao clássico feijão cozido. A gordura, como no caso de óleos, é necessária para refogar e dar um sabor especial aos alimentos. Mas você sabia que existem opções bem mais saudáveis e nutritivas para o nosso organismo?

O óleo de azeite, por exemplo, é uma boa fonte de gordura poli-insaturada, a gordura que é considerada boa para a saúde. Esse elemento protege o coração, controla a pressão arterial e também ajuda nas transmissões nervosas. Como é um pouquinho mais calórico que os demais óleos de cozinha, dica é utilizar apenas um fio de azeite no preparo dos pratos, na medida certa e sem exagero.

Cacau em pó no lugar do achocolatado

Chocolate é bom e todo mundo gosta, em qualquer época do ano. No inverno, o doce ganha a forma de uma xícara reconfortante de chocolate quente, perfeita para levantar o astral. E a saúde, fica como? O problema está no abuso do achocolatado, ingrediente que é rico em açúcar na composição. Isso não quer dizer que você tenha que abrir mão do sonho do chocolate quente, porém.

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Dá para preparar um chocolate quente caseiro com cacau em pó no lugar do achocolatado. O ingrediente, que tem um sabor forte e marcante, não leva açúcar entre os ingredientes principais, o que o torna uma opção bem mais saudável. Se o amargor incomodar, você pode adoçar a bebida de outras maneiras, com açúcar mascavo ou até mesmo mel, um adoçante natural. Fica gostoso do mesmo jeito!

Leite desnatado no lugar do leite integral

No café, no chá, no achocolatado, na vitamina? Você já parou para pensar como o leite está presente na sua vida? Pois é, às vezes não nos damos conta de como algumas pequenas substituições são capazes de refletir em grandes mudanças, tanto na saúde como na aparência. É o caso da troca do leite integral pelo leite desnatado.

A versão desnatada do leite contém um valor reduzido de calorias quando comparada com a versão integral, que concentra naturalmente mais gorduras saturadas e também colesterol. Além de ajudar no controle do peso e de muitas doenças estimuladas pelo excesso de gordura, o leite desnatado preserva todos os nutrientes importantes para a saúde, como o cálcio, fundamental para a saúde dos ossos.

Carnes magras no lugar de carnes gordurosas

Quem tem a missão de reduzir ou até mesmo eliminar as gorduras saturadas das refeições precisa, também, ficar de olho no tipo de carne que consome todos os dias. Isso porque algumas carnes são naturalmente mais gordurosas que outras, ainda que isso não seja visível. É o caso da picanha, fraldinha, contrafilé e carne seca, que possuem mais gorduras saturadas e também colesterol.

Apesar de fazerem parte do cardápio tradicional dos brasileiros, é preciso investir em opções mais saudáveis e também mais magras, como os cortes de músculo, alcatra, lagarto e acém. Também é importante alternar o consumo de carnes ao longo da semana, priorizando carnes brancas, como frango e peixe.

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