Carne de frango: 8 cortes saborosos para incrementar receitas

Descubra benefícios da proteína e melhores cortes para consumir

POR INFORME PUBLICITÁRIO - PUBLICADO EM 17/10/2018

A carne de frango já é muito querida por todos, principalmente por aqueles que seguem uma alimentação mais balanceada. Além de ser uma proteína magra, o frango possui uma série de nutrientes que beneficiam o organismo, como ferro, sais minerais e aminoácidos, fundamentais para a concentração e para o sono.

PUBLICIDADE

Outros pontos positivos da ave são: nível de gorduras saturadas, menor em relação à carne bovina; e vitaminas do complexo B, como a vitamina B3, nutriente importante para combater a anemia, fraqueza muscular e outros problemas de saúde, e também a vitamina B12, boa para o sistema nervoso e circulatório.

Mas frango não é tudo igual? Nada disso. Existem muitos cortes diferentes que podem fazer parte das receitas do dia a dia, com sabor e originalidade. Vale lembrar que a carne das aves também é completamente segura para a saúde: no Brasil, a legislação vigente (Decreto nº 76.98615) proíbe o uso de qualquer tipo de hormônio ou outros produtos para acelerar o crescimento dos animais.

Ficou com vontade de conhecer mais? Veja abaixo exemplos de cortes e sugestões para compor os pratos que são de dar água na boca:

Filé de peito

O filé de frango é um corte versátil e com baixo teor de gorduras para incrementar as receitas, sem nenhuma complicação. É também por esse motivo que a Sadia disponibiliza o peito de frango na linha Assa Fácil, que não requer descongelamento prévio e facilita o preparo: é só tirar do congelador e levar direto para o forno.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Já na linha Na Medida, os filés são congelados um a um para deixar a rotina mais prática e evitar desperdícios. Para utilizar, basta escolher quantos pedaços vai preparar, retirá-los da embalagem e deixar o restante no congelador para a próxima refeição.

O filé pode ser preparado na grelha, no forno, em cubos e também como complemento de molhos e saladas, como você preferir.

Coxa e sobrecoxa

Coxa e sobrecoxa do frango possuem uma carne mais avermelhada, macia e saborosa, que agradam a todos os paladares. Nas linhas da Sadia, é possível encontrá-las juntas ou separadas. A coxa, por exemplo, está disponível nas linhas Sadia Bio, Assa Fácil, Na Medida e também com a opção de corte desossado, o que facilita bastante o preparo. Enquanto a sobrecoxa pode ser encontrada em bandeja e nas linhas Assa Fácil e Na Medida.

Antes do preparo, para preservar a maciez especial do corte, é recomendado realizar o descongelamento lento da carne, deixando-a na geladeira por cerca de 24h, sempre em utensílios higienizados. Depois, é só cozinhar de acordo com a vontade do dia. Quer uma dica? Uma boa ideia é preparar coxa e sobrecoxa assadas ou com um molho diferente, como o caipira ou de laranja.

Frango à passarinho

O corte mais querido do happy hour pode, sim, ser preparado em casa. E sabe qual é a melhor parte? Dessa forma, você tem a garantia de que o alimento ficará mais natural e com o seu próprio tempero, o que dá um gostinho especial à receita.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Além do modo de preparo tradicional, na frigideira, o petisco pode ser consumido assado, com outros ingredientes. Na Sadia, você conta com a praticidade do frango à passarinho da linha Na Medida, com peças que podem ser descongeladas individualmente.

Asa, meio da asa (tulipa) e coxa da asa

A asa do frango, assim como o peito, é bastante versátil e permite muitas variações na cozinha. Ela pode ser consumida inteira, em forma de tulipa ou ainda só na parte da coxa da asa, também conhecida como ?drumette?.

Bastante queridos nos churrascos, esses cortes também combinam com preparações com molhos, gratinados, marinados e até empanados. O único ponto de atenção importante está relacionado à pele do frango. Para evitar o consumo de gordura, é recomendado retirá-la antes do preparo.

Sassami (filezinho)

O sassami, ou filezinho, ainda é bastante confundido com o filé de frango. Na verdade, o filezinho é retirado de outra parte do peito da ave e, por esse motivo, é mais macio e saboroso. Se você ainda não conhece esse corte, a Sadia, especialista em aves, conta com o sassami Sadia Bio, Na Medida e Na Medida Temperado, que já vem sem osso e também sem pele. Com esse corte, é possível preparar desde receitas mais elaboradas, como um estrogonofe, ou investir em filezinhos grelhados e lanches naturais.