Dieta pegan: veja cuidados nesta combinação de Paleo e Vegan

Tire suas dúvidas sobre esta dieta que mistura o estilo paleolítico e vegano na hora das refeições

ARTIGO DE ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 18/03/2019

Clarissa Fujiwara
Nutrição - CRN 32841/SP
especialista minha vida

Muito tem se visto por aí sobre a chamada dieta pegan. Essencialmente, a dieta pegan é um padrão alimentar proveniente da combinação entre a dieta Paleo e Vegan, que dá origem ao nome pegan. Sendo a Paleo vindo da dieta paleolítica, ou seja, baseada em um padrão alimentar que os homens caçadores-coletores provavelmente apresentavam; e atualmente um dos pilares é evitar o consumo de alimentos industrializados. Por sua vez, o veganismo se configura como um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e do praticável, produtos de origem animal (como por exemplo carnes, laticínios, ovos, mel, bem como produtos feitos a partir do couro e aqueles testados em animais). Este padrão pegan foi então proposto no ano de 2015 por Mark Hyman, médico norte-americano.

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Dieta pegan não é vegana

Apesar do nome, a dieta pegan incorpora em quantidades moderadas alimentos de origem animal, portanto, não caracterizaria o estilo de vida vegano - que vai além da alimentação e que se abstém do consumo de todos os produtos de origem animal e seus subprodutos.

O que se pode ou não consumir na dieta pegan

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Ao contrário da dieta vegana, na pegan é liberado o consumo de peixes - Foto: Shutterstock
Ao contrário da dieta vegana, na pegan é liberado o consumo de peixes
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Benefícios da dieta pegan

Apenas para referência, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 400g (5 porções) de frutas, verduras e legumes ao dia. Estes são considerados os alimentos mais nutricionalmente diversos, fonte de fibras, micronutrientes e compostos bioativos. No Brasil, estima-se, de acordo com a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que mais de 90% da população brasileira consomem tais alimentos abaixo dos níveis recomendados.

A dieta pegan também incentiva a ingestão de ômega 3 e prioriza gorduras insaturadas provenientes de peixes, abacate, oleaginosas e sementes, que podem ter um impacto positivo na saúde cardiovascular, reduzindo o risco de eventos como infarto e AVC.

Sobretudo em relação à redução do consumo de alimentos processados e ultraprocessados, contendo gama de aditivos alimentares (como corantes, conservantes, aromatizantes artificiais), há consonância com as recomendações contidas no último Guia Alimentar para a População Brasileira.

Restrições

Este padrão de dieta limita, portanto, alimentos processados, enfatizando a ingestão de alimentos in natura e frescos, com variedade de verduras, legumes e algumas frutas (de baixo índice glicêmico) assim como peixes e oleaginosas e sementes. Vale ainda lembrar da redução de açúcares adicionados, caracterizando um padrão de dieta de menor índice glicêmico, associado ao melhor controle e menor risco de desenvolvimento de diabetes.

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Cuidados que precisam ser observados

Devido a suas restrições alimentares, são precisos cuidados se quiser aderir à dieta - Foto: Shutterstock
Devido a suas restrições alimentares, são precisos cuidados se quiser aderir à dieta

Optar por alimentos orgânicos e produzidos de forma sustentável é objeto de preocupação e tendência crescente em âmbito mundial, pensando no impacto ambiental. Mas a dieta pegan é menos acessível do ponto de vista econômico, devido ao custo ainda elevado de suas opções.

Dentre ressalvas à dieta pegan, é importante considerar que este padrão desnecessariamente recomenda excluir ou limitar grupos de alimentos que podem ser saudáveis do ponto de vista nutricional, além de que proibi-los pode reduzir a adesão ao padrão alimentar proposto e ser difícil de ser seguido a longo prazo.

Veja mais a fundo os pontos que merecem atenção:

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É válido ressaltar que a mensagem não somente da dieta pegan, mas de qualquer outra dieta que imponha muitas restrições e que induz à restrição no consumo de grupos de alimentos que fazem parte do dia a dia e também da cultura alimentar (caso do Brasil da dupla arroz e feijão - acessíveis sob aspecto financeiro), pode reforçar e predispor a indivíduos com tendência a distúrbios alimentares um comportamento e relação pouco saudável com alimentos que muitas vezes são nutritivos.

Adicionalmente, ressalta-se que, para indivíduos que buscam o gerenciamento de peso, o efeito sobre o emagrecimento decorre não somente do padrão da dieta em si, porém, da grande restrição calórica de alimentos ricos em açúcares, farinhas refinadas e alguns tipos de gorduras.

Suplementação

Não necessariamente é preciso de suplementos alimentares na dieta pegan - tipicamente na dieta vegana, por exemplo, é preciso suplementar vitamina B12, ômega 3, ferro e zinco geralmente.

Porém, deve ser realizada avaliação individual por nutricionista ou médico para verificar se há algum nutriente faltante que deva ser suplementado.

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