8 alimentos proibidos para comer antes de dormir

Alguns alimentos podem prejudicar seu sono e até engordar se forem consumidos antes de ir deitar

POR LIDIA CAPITANI - PUBLICADO EM 05/09/2019

Uma das preocupações ao se alimentar antes de dormir é que alguns alimentos podem atrapalhar o sono. Mas existem outros efeitos que comer antes de ir para a cama pode causar.

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Em conversa com a nutricionista Débora Copelli Lima, alguns alimentos podem prejudicar o descanso durante a noite e até levar ao ganho de peso não-intencional. Por isso, a especialista recomendou evitar comer à noite alimentos estimulantes e calóricos. São eles:

  • Cafeína: presente no café, chá mate e refrigerantes a base de cola
  • Termogênicos como: canela, gengibre e pimenta
  • Açúcar, de doces em geral
  • Gorduras, presentes na carne vermelha, pizza e pastéis, por exemplo
  • Frituras, como batata frita e salgadinhos
  • Alimentos calóricos, tipo pães, massas, tortas, salgadinhos industrializados
  • Pratos pesados, como lasanha, feijoada
  • Excesso de líquidos, que podem te fazer acordar muitas vezes durante a noite para eliminar o excesso.

Esses alimentos podem acelerar o metabolismo, ou porque se configuram como estimulantes ou porque fazem o nosso organismo gastar mais energia para digeri-los.

Comer à noite engorda?

Uma pesquisa da Universidade de Oregon constatou que comer tarde da noite engorda, pois consumir alimentos calóricos perto da hora de dormir predispõem à estocagem de energia. O Dr. Steven Shea, autor do estudo, explicou que "nós simplesmente não gastamos tanta energia depois de uma refeição noturna em comparação com as refeições matinais".

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Ele ainda afirmou que ao guardar energia, a pessoa dorme menos e ambas as práticas contribuem para o ganho de peso. A nutricionista Copelli também aconselha a evitar alimentos calóricos e gordurosos antes de dormir, como lasanhas, feijoadas e frituras.

Dormir cedo, descansar tempo suficiente e substituir alimentos altamente calóricos por aqueles de baixa caloria ao jantar tarde da noite pode contribuir para a perda de peso, segundo a pesquisa.

Outros riscos

A prática de comer muito durante à noite também está relacionada com diversos perigos à saúde, como aumento do colesterol, risco de infarto, hipertensão e diabetes.

Um estudo publicado num jornal da Sociedade Europeia de Cardiologia associou problemas cardiovasculares a hábitos alimentares ruins, como pular o café da manhã e comer tarde da noite.

Inclusive, pessoas que já tiveram um infarto possuem de quatro a cinco vezes mais chances de sofrerem outro episódio ou ter dores no peito depois de trinta dias de alta, se possuírem tais costumes.

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Além disso, outra pesquisa, da Universidade da Pennsylvania, sugere que comer tarde da noite está associada com ganho de peso não-intencional, aumenta os níveis de insulina, o que implica no desenvolvimento da diabetes, e aumento do colesterol e triglicérides, que estão associados à doença cardíaca.

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