Quais alimentos pioram sintomas de rinite? Médica revela

Alergologista explica a influência dos alimentos na rinite; entenda como funciona

POR PATRICIA BELONI - PUBLICADO EM 13/09/2019

Você sabia que alguns alimentos podem influenciar sim no quadro de quem tem a doença? Narriz escorrendo (coriza), entupido, espirros infinitos, coceira no nariz, na garganta, nos olhos, nos ouvidos; esses são os sintomas mais comuns de quem tem rinite (qualquer um dos seus tipos).


E, apesar de nenhum alimento em si pode causar a rinite,como explica a alergologista Jane da Silva, do Departamento Científico de Rinite da Associação Brasileira de Alergia eIimunologia (ASBAI), alguns deles podem desencadear quadros com sintomas da condição. Entenda melhor:

Quem já tem a rinite não alérgica, também chamada de rinite gustativa ou gustatória, por exemplo, desenvolve os sintomas da rinite ao comer determinados alimentos. Quem tem intolerância a algum alimento, inicialmente, antes de chegar ao ponto crítico da alergia, também pode ter algum ou todos os sintomas da rinite.

PUBLICIDADE

Rinite gustativa

Na rinite gustatória ou gustativa, alimentos como os abaixo podem causar aquela secreção clarinha pelo nariz - a coriza. "Não é exatamente um processo alérgico. São os vasos sanguíneos da mucosa que ficam dilatados por causa desses alimentos e causam os sintomas", aponta Jane. Veja:

  • Alimentos com condimentos
  • Vinho ou outros tipos álcool mais fortes
  • Comidas quentes
  • Pimenta
  • Alimentos condimentados (temperos e molhos fortes)

Intolerância alimentar

Quem já tem quadros de alergias mais graves e/ou específicas, alguns alimentos podem levar ao desenvolvimento dos primeiros sintomas da rinite, como coriza, coceira e vermelhidão:

  • Leite
  • Ovo
  • Camarão e outros crustáceos
  • Soja
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Rinite ocupacional

Existem também os casos de alergias agravadas em pessoas que passam muito tempo em contato com alimentos que possam conter ácaros e fungos. "Nesse caso, é quem se expõe mais que tem risco. Não seria pela ingestão, mas pela exposição pelo ar", completa a alergologista. São eles:

  • Queijo
  • Trigo

O que é rinite

A rinite é uma inflamação causada pela exposição a alérgenos (substâncias consideradas "estranhas pelo corpo") que ficam dispersos no ar e penetram no nosso aparelho respiratório.


"Podem vir de poeira, insetos, animais e até dos alimentos, mas não fazem mal à saúde", explica Jane. "Eles não causam nenhum dano por causa das suas propriedades, diferentes de vírus e bactérias", aponta.

Como tratar a rinite: veja vídeo

Rinite: causas e tratamentos para a inflamação nas mucosas do nariz
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Dicas para quem tem rinite

Sintomas da rinite e da sinusite: reconheça as diferenças

Veja 6 medidas de aliviar sintomas da rinite

Tire 10 dúvidas sobre a rinite alérgica