Alimentação e câncer de mama: o que comer e o que evitar

Os alimentos fazem parte dos fatores de risco que estão relacionados com o surgimento do tumor mamário; veja como se prevenir da doença

POR PATRICIA BELONI - PUBLICADO EM 16/10/2019

Alimentos com antioxidantes são os mais indicados - Créditos: Lisovskaya Natalia/Shutterstock
Alimentos com antioxidantes são os mais indicados - Créditos: Lisovskaya Natalia/Shutterstock

Você sabia que 35% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados apenas com mudanças na alimentação? Embora seja uma doença multifatorial, o tumor mamário pode ter, em muitos casos, uma relação direta com o estilo de vida e a dieta que muita gente segue.


"Os hábitos de vida, como o sedentarismo e a alimentação onde há o consumo exagerado e frequente de gorduras saturadas e trans, carnes gordurosas, alimentos embutidos e/ou defumados e alimentos ultra processados, oferecem um grande risco", explica Marinna Reis, do Instituto Israelita de Pesquisa Albert Einstein.

Além desses fatores, o consumo de álcool e o tabagismo também podem ser perigosos para quem quer afastar as chances de ter um câncer de mama. E a herança genética é outro elemento importante que contribui para o aparecimento do tumor.

Mas afinal, como se alimentar adequadamente para prevenir o câncer de mama? Segundo o nutrólogo Alexandre Gomes de Azevedo, da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Biomedicina, seguir os preceitos da Dieta Mediterrânea pode ser uma saída.

De acordo com o especialista, ela consiste, principalmente, em alimentos com importantes propriedades antioxidantes, além de um perfil favorável de ácidos graxos (ômega-3), todos associados a um risco reduzido de câncer de mama.

Além disso, as refeições equilibradas, com alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais, também são importantes. E não é só nesse tipo de tumor que ela faz diferença.

"A alimentação é considerada um fator importante na prevenção de 20 a 50% de todos os casos de câncer", aponta Alexandre. Por isso, prestar atenção no que comemos pode ser fundamental para uma melhor qualidade de vida em termos gerais.

Dentre os nutrientes mais importantes nesse cenário, estão a vitamina C, a vitamina E, a vitamina A, o zinco, o folato, o selênio e alguns fitoquímicos, que possuem antioxidantes naturais. Veja a seguir o que é indicado comer e o que é importante evitar:

PUBLICIDADE

Alimentos que devem ser evitados

  • Carnes vermelhas (em excesso)
  • Farinha branca
  • Açúcar refinado
  • Embutidos (linguiça, carnes secas, bacon, salsicha, presunto, mortadela, rosbife, salame)
  • Frituras
  • Leite integral
  • Sal (em excesso)
  • Industrializados (salgadinhos, bolachas, enlatados)
  • Azeite de oliva (em excesso).

Alimentos que protegem do câncer de mama

  • Pimenta
  • Gengibre
  • Inhame
  • Açafrão
  • Ervas
  • Chás
  • Frutas cítricas
  • Óleos vegetais
  • Grãos
  • Nozes
  • Alimentos alaranjados (mamão, cenoura, tangerina)
  • Alimentos vermelhos (tomate, cereja, morango)
  • Alimentos amarelos (milho, manga, abacaxi)
  • Carnes brancas
  • Laticínios.

Alimentos saudáveis

18 alimentos para aumentar a imunidade de forma natural

9 alimentos que ajudam a melhorar a gripe

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

13 alimentos para baixar o colesterol alto