Antibióticos podem afetar ação das defesas do organismo, diz estudo

Pesquisadores investigaram o papel do a ação dos microorganismos localizados no intestino

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 18/08/2017

Pesquisadores da Universidade de Medicina de Virgínia descobriram que o uso de antibióticos pode diminuir a eficácia e a quantidade das células de imunidade do intestino no combate à infecções.

PUBLICIDADE

Para a realização do estudo, os pesquisadores procuraram investigar o papel do microbioma intestinal - os microorganismos que vivem dentro de nós - na colite amebiana, uma infecção parasitária potencialmente mortal comum em países em desenvolvimento. Eles analisaram amostras de fezes coletadas de crianças nas favelas urbanas de Dhaka, Bangladesh, e determinaram que as crianças com infecções mais severas tiveram menos diversidade em seu microbioma intestinal. Segundo os pesquisadores, o uso de antibióticos é generalizado nos países de baixa e média renda, com as crianças freqüentemente recebendo altas doses do medicamento até os dois anos de idade.

Em um outro momento do estudo, os pesquisadores então usaram ratos de laboratório para determinar como a diminuição da flora intestinal natural pode estar piorando a doença. Eles descobriram que os antibióticos interromperam os microbiomas intestinais dos camundongos, diminuindo a atividade das células de defesa e bloqueando esses importantes glóbulos brancos de responder quando necessário. Isso deixou o intestino insuficientemente protegido.

Os cientistas alertam que é importante somente usar antibióticos quando for realmente necessário.