Ingrediente comum elimina 96% do agrotóxico das maçãs

Aprenda o método mais efetivo de retirar o agrotóxico dessa fruta em apenas 15 minutos

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 25/10/2017

Você já deve conhecer algumas formas de usar esse item no dia a dia, em receitinhas para o cabelo e até para ajudar na limpeza da casa, mas dessa vez o bicarbonato de sódio vem para ajudar a higienizar maçãs. De acordo com um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, essa substância é capaz de eliminar os resíduos de agrotóxico dessa fruta.

PUBLICIDADE

Os testes foram feitos com dois pesticidas comuns, o tiabendazol e o phosmet, que ficaram em contato com as maçãs durante 24 horas. Em seguida, outros três experimentos foram realizados para limpar as frutas: em um deles, foi feita uma mistura de água com bicarbonato na proporção de 10 mg/ml; no segundo, a maçã foi lavada com água da torneira por dois minutos; já no terceiro, a maçã foi imersa em uma solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml) por 8 minutos.

Após as análises do quanto cada técnica conseguiu eliminar os pesticidas, o bicarbonato saiu na frente, após ficar em contato com a fruta por 15 minutos, com elas imersas na solução. O bicarbonato eliminou 80% do tiabendazol e 96% do phosmet.

Os pesquisadores explicaram no estudo que a diferença entre o grau de limpeza dos dois pesticidas está diretamente ligada ao alcance de sua própria penetração. O tiabendazol conseguiu penetrar por até 80 micrometros de profundidade nas maçãs e o phosmet por 20 micrometros.

A lavagem apenas com água da torneira foi o método menos efetivo, mas, de acordo com os pesquisadores, se não tiver como usar nenhuma outra forma de limpeza mais eficiente, a lavagem com água não deve ser negligenciada, pois também é uma forma de remover parte do agrotóxico, mesmo que seja pouco.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)