Homens magros têm mais chances de sofrer com a osteoporose na velhice

Manter o peso e praticar exercícios é a receita ideal para evitar a doença

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 29/08/2008

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Oslo e em Tromso, na Noruega, com 1,5 mil participantes, foi constatado que homens que passam a perder peso a partir da meia idade tiveram 15,1% osteoporose, em contrapartida, apenas 0,6% daqueles que ganharam 10% ou mais de peso apresentaram o problema.

A pesquisa foi realizada em 1970 e entre 2000 e 2001, o resultado revelou que o fundamental é manter uma faixa de peso compatível com a estatura, porém, ganhar peso foi benéfico para a saúde, enquanto emagrecer já apresentou alguns riscos ao organismo, conclui o autor do estudo Haakon E. Meyer. Dos participantes que possuíam um índice de massa corpórea menor, 31% desenvolviam a doença se perdessem 5% ou mais do peso, contra apenas 4% daqueles que ganharam 5% ao mais.

A pesquisa foi baseada no Indice de Massa Corpórea (IMC) e dividida em duas etapas, em Oslo, a primeira contou com a participação de homens com idades entre 47 e 49 anos, enquanto na segunda a idade estava entre 75 a 77. Já em Tromso, a idade era de 20 a 50 e na segunda etapa de 47 a 76.

Entre as explicações dadas para este fato, está a questão do estresse dos músculos sobre os ossos e mudanças hormonais ou na alimentação, fragilizando os ossos.

Para fortalecer a saúde, o grande segredo é praticar atividades físicas. Afinal, a relação entre exercícios e osteoporose é muito clara. Apesar da dificuldade em dizer quanta atividade é necessária para formamos ossos, vemos que indivíduos ativos têm mais massa óssea do que sedentários e pessoas que fazem mais atividade com um lado do corpo têm mais massa óssea deste lado.

O fisioterapeuta Pedro Rizzi de Oliveira explica que: Quando fazemos alguns exercícios (de impacto ou com peso), ocorre uma pequena deformação no osso. Nosso esqueleto interpreta esta deformação como um estímulo à formação de mais osso. Porém, nada de sair por ai praticando exercícios sem orientação, caso contrário, todo o seu esforço servirá somente para sobrecarregar as suas articulações.

Para saber mais, acesse o Guia de Saúde Preventiva sobre Osteoporose

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