Dieta low carb pode prevenir problemas no fígado, diz estudo

Cientistas mostram que reduzir o carboidrato da dieta pode beneficiar a saúde, além de ajudar na perda de peso

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 08/03/2018

Ao reduzir a quantidade de carboidrato da alimentação, a famosa dieta low carb, os efeitos do emagrecimento costumam ser perceptíveis. Porém, o que é menos perceptível (mas não menos importante) são os benefícios para a saúde. Cientistas do Instituto de Tecnologia KTH Royal descobriram que reduzir o carboidrato das refeições pode ajudar a combater doenças no fígado.

PUBLICIDADE

O estudo, publicado no periódico Cell Metabolism, mostrou que a restrição de carboidratos durante duas semanas conseguiu diminuir a gordura no fígado, afastando, inclusive, indicadores de doenças cardiometabólicas (obesidade, diabetes, hipertensão) em pacientes com esteatose hepática (acúmulo de gordura nas células do fígado).

Na Suécia, os pesquisadores examinaram os efeitos do consumo reduzido de carboidratos - sem uma redução complementar na ingestão de calorias - colocando 10 voluntários com obesidade e alta gordura hepática em uma dieta de duas semanas. O estudo combinou análises clínicas e de banco de dados para determinar as mudanças no metabolismo e nas bactérias intestinais.

"Descobrimos que a dieta, independentemente da perda de peso, induziu reduções rápidas e dramáticas da gordura do fígado e outros fatores de risco cardiometabólicos e revelou mecanismos moleculares subjacentes até então desconhecidos", afirma o principal autor do estudo, Jan Boren, professor da Universidade de Gotemburgo.

"É importante, no entanto, esclarecer que as dietas são complicadas e que um tipo de dieta não cabe a todos. Por exemplo, os indivíduos com hipercolesterolemia devem ser cuidadosos", completa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)