Gagueira tem cura e pode surgir por vários motivos

Mais de 1 milhão de brasileiros sofrem com a dificuldade de fala

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 21/10/2008

Diferente do que muitos pensam, a gagueira tem cura e alguns simples exercícios podem eliminar o problema. Segundo a Associação Brasileira de Gagueira, estima-se que aproximadamente 1% das pessoas sofram com o problema. No mundo, são 60 milhões e, no Brasil, 1 milhão e seiscentas pessoas que enfrentam as dificuldades com a fala. Hoje em dia, existem diferentes métodos para corrigir esse distúrbio.

"O comportamento da gagueira (hesitações, repetições, bloqueios, tensões) é, muitas vezes, provocado por crenças limitantes, que impedem a pessoa de se expressar livremente. Achar que fala mais rápido do que pensa, acreditar que não coordena a respiração com a fala ou que tem algum problema orgânico, na maioria das vezes, não corresponde ao que realmente acontece", diz Márcia Dolores Resende, diretora e psicóloga do Instituto Saber, empresa que trabalha no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos

Pessoas que sofrem com o problema não acreditam ser capazes de pronunciar determinadas palavras e acabam alterando o significado que desejam expressar, comprometendo a comunicação e até mesmo bem-estar. "Há quem evite palavras ou ações simples do cotidiano, como pedir coca-cola, porque a palavra não flui e a pessoa optar por trocar, contra a vontade, a bebida por outra. Mas, o que impressiona é que o cliente pronuncia coca-cola fluentemente durante a sessão. Isso acontece porque as crenças atuam como filtros perceptivos muito fortes e os acontecimentos passam a ser interpretados com base nesses paradigmas".

Para resolver o problema, são necessários alguns exercícios e também o diagnóstico correto da causa, que precisa acontecer baseado nas crenças do paciente, identificando as limitações e transformando-as em crenças impulsionadoras. "As crenças influenciam profundamente o comportamento. São princípios orientadores, mapas internos, que são usados para dar sentido ao mundo. Influenciam a forma como as pessoas se relacionam e se expressam e, diretamente, se refletem na fala".

"Por acreditarem que a gagueira aparece quase que o tempo todo, as pessoas não percebem os momentos de fluência. Nesse ponto, é importante ressaltar que, se a pessoa fala normalmente a maior parte do tempo, é porque tem as estratégias necessárias para executar tal habilidade. Isso acontece porque quando as pessoas acreditam em alguma coisa, elas agem como se isso fosse verdade", conclui Márcia.

PUBLICIDADE