Vibre o corpo e queime gordura visceral

Novo estudo aponta vantagens extras em aparelhos como o Power Plate

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 11/05/2009

Se você anda se saco cheio da esteira e da bicicleta, tem um motivo extra para experimentar os movimentos em aparelhos como o Power Plate, que emitem vibrações enquanto você treina.

Segundo um estudo que acaba de ser publicado pela Universidade de Antuérpia, na Bélgica, as vibrações são muito eficientes na queima da gordura visceral, relacionada a problemas como diabetes tipo 2, pressão alta, síndrome metabólica e doenças do coração, em geral.

Após dividir 79 pessoas com sobrepeso em quatro grupos, os pesquisadores notaram uma perda de peso maior nos alunos que usaram aparelhos com vibração: além de ter sido mais intensa (11% contra 7% do grupo que realiza exercícios aeróbios tradicionais), a queima teve ação continuada mesmo após os três meses iniciais de prática, quando este percentual tende a cair.

E como funciona?
Em cima de uma plataforma vibratória, você faz todo o tipo de movimento: agacha, levanta, ergue pesos e se alonga, sempre com os músculos contraídos para não perder o equilíbrio. Apesar de existirem barras de apoio, os participantes do estudo eram orientados a não utilizá-las, aumentando o nível de dificuldade do programa.

A cada semana, por seis meses, a intensidade do treino variava: no início, eram realizados dez exercícios diferentes, com duração de 30 segundos cada um. Ao término do estudo, a série aumentou para 22 exercícios com execução média de 60 segundos cada um.

A aula de Power Plate é curta, dura cerca de 12 minutos, mas muito eficiente , afirma Rodrigo de Freitas, professor da técnica na academia Competition, de São Paulo. O aparelho é capaz de favorecer os principais grupos musculares, desde pernas, braços, glúteos e até o abdômen. Os benefícios englobam alongamento, enrijecimento, fortalecimento e definição dos músculos.

O professor ainda lembra que as vibrações produzem uma micromassagem nas células, favorecendo a quebra das moléculas de gordura isso significa menos gordura visceral e menos celulite em todo o corpo.

PUBLICIDADE