Campanha alerta para os perigos das arritmias cardíacas

Evento, em São Paulo, vai oferecer eletrocardiograma gratuito à população

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 12/08/2009

Informar a população e profissionais de saúde sobre o risco das arritmias cardíacas (alterações da frequência dos batimentos cardíacos) é um dos objetivos da Campanha Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, que realiza um evento gratuito no parque do Ibirapuera, em São Paulo, nesta sexta-feira (14 de agosto).

Quem for até o parque, poderá medir a pressão arterial e fazer o teste de eletrocardiograma, que mostra como está o ritmo do seu coração. A ação é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) com apoio da Sanofi-Aventis, que além de fazer a conscientização da comunidade, oferecerá treinamento para os funcionários do parque. Eles aprenderão como usar um desfibrilador, nos casos de emergência, para socorrer vítimas de uma parada cardíaca.

O grande perigo das arritmias cardíacas à saúde é que, na maioria dos casos, elas não provocam sintomas. "Pessoas saudáveis, inclusive atletas, podem ter arritmias cardíacas que costumam não interferir nas atividades do dia a dia, mas podem ameaçar a vida", explica o cardiologista Martino Martinelli.

PUBLICIDADE