Você consome gorduras sem prejudicar o emagrecimento?

Cada gordura tem uma função diferente no organismo e é preciso dosar o consumo

POR CAROLINA SERPEJANTE - PUBLICADO EM 28/06/2012

Provavelmente você cresceu ouvindo dizer que elas são vilãs: as gorduras saturadas deveriam passar bem longe do prato de quem cuida do coração. Mas como a Ciência não se contenta com verdades e vive questionando a si mesma, as novidades não param de surgir: a última indica que as gorduras saturadas trazem menos malefícios ao organismo do que se imaginava - calma, ainda não é o caso de encher a geladeira de bacon e queijo amarelo, por exemplo. Mas já dá para encarar um lanchinho sem culpa, caso você não apresente nenhuma restrição prévia a esse tipo de gordura.

O movimento, que faz alarde e causa polêmica entre os médicos brasileiros, começou lá fora: a Food And Drug Administration (FDA), órgão que determina as diretrizes alimentares nos Estados Unidos, consentiu em alterar as quantidades de gorduras que podem ser ingeridas diariamente: desde os anos 1980, a recomendação de consumo para saturadas era de 7%, para poli-insaturadas 11% e para monoinsaturadas 12%, totalizando 30% da nossa dieta diária. Agora, a FDA determinou que o consumo de saturadas deve subir para 10%, o de poli-insaturadas descer para 10% e o consumo de monoinsaturadas chegar a 15%, abrindo mais espaço para as gorduras em nossa ingestão diária - com essas novas diretrizes, o consumo máximo de gorduras por dia subiria para 35%.

"O consumo de carne vermelha, uma das principais fontes de gordura saturada e alvo de muito preconceito, é benéfico para a saúde", afirma o nutrólogo Wilson Rondó, autor do livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. O segredo está em balancear as quantidades com outros nutrientes e evitar cortes com gordura aparente ou descartá-la na hora de se servir. Para descobrir se você conhece as diferenças entre os tipos de gordura e sabe como balancear o consumo, responda o teste.

1/7

Carnes e derivados do leite são principal fonte de qual gordura?

2/7

Quais as funções da gordura saturada em nosso organismo?

3/7

As gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas exercem as mesmas funções no organismo?

4/7

A gordura poli-insaturada presente nos óleos pode ser consumida sem qualquer risco?

5/7

O chocolate é rico em qual dessas gorduras?

6/7

Qual dessas opções tem mais gorduras:

7/7

Quais as principais fontes de gordura trans?