Café Marita emagrece? Entenda como a bebida termogênica age

Suplemento mistura café, erva mate e outros compostos para ajudar a perder peso

O Café Marita é uma bebida que age como um suplemento alimentar e mistura ingredientes com princípios ativos que podem ajudar a emagrecer.

PUBLICIDADE

De acordo com a marca existem dois tipos:

  • Café Marita 3.0, que mistura café gourmet solúvel, psyllium, erva mate e a fruta garcínia mangostana
  • Café Marita Verde, que une café gourmet solúvel, erva mate e café verde.
Café Marita - Foto: Arquivo Pessoal
Ingredientes e informações nutricionais do Café Marita 3.0

Os ingredientes presentes no Café Marita 3.0 são: "Café solúvel, psyllium em pó, erva mate solúvel e aroma natural de garcínia mangostana". Já a tabela nutricional mostra que uma colher de chá do suplemento (4,5 g) contém:

NutrientesQuantidade por porção (4,5 g)%VD
Valor energético10 kcal1
Carboidratos1,7 g1
Proteínas0,6 g1
Fibra alimentar1,5 g6

Tabela nutricional retirada da embalagem

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Registro na Anvisa do Café Marita

Alimentos e produtos que visam o emagrecimento ou benefícios à saúde devem ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o site oficial do Café Marita, o produto Café Marita 3.0 está registrado sob o código 6.3151.0003.001-7. Conversamos com a assessoria de imprensa da Anvisa que nos confirmou a existência deste registro:

"O referido produto está registrado na categoria de alimentos com alegações de propriedades funcionais ou de saúde, em nome da empresa World Blend Master Alimentos Indústria, Comércio, Exportação e Importação Ltda-ME. A alegação aprovada é 'O Psillium (fibra alimentar) auxilia na redução da absorção de gordura. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis', pois o produto contém psillium em sua composição".

De acordo ainda com a Anvisa: "Esclarecemos que não há nenhuma alegação aprovada para o produto referente a emagrecimento ou memória" [sic].

Eles ainda nos lembraram que anteriormente em 21 de julho de 2016 dois outros produtos da marca Café Marita (CAFÉ MARITA BURN + CONTROL, 100g, e CAFÉ MARITA MEMORY, 100g) foram proibidos pela Agência pela Resolução-RE número 1;974.

Até a última atualização desta matéria a empresa Rede Fácil Brasil, responsável pela marca Café Marita, não retornou nosso contato para conversar sobre estas alegações.

Benefícios dos componentes do Café Marita

Cada componente do Café Marita é famoso por alguns benefícios:

Café

Conhecido pelo seu efeito estimulante, este alimento é rico em cafeína, substância que:

  • Reduz o sono
  • Melhora a concentração
  • Melhora o desempenho em exercícios
  • Contribui para a perda de peso, devido à ação termogênica.
Psyllium - Foto: Shutterstock
Psyllium triturado

Psyllium

O psyllium é uma fibra alimentar, obtida da casca do plantago ovata, que pode:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
  • Melhorar a formação do bolo fecal
  • Aumentar a sensação de saciedade
  • Reduzir os níveis de gordura no sangue, melhorando o colesterol e triglicérides
  • Melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, que cuida da absorção da glicose pelas células e reduzindo a glicemia do sangue.

Erva mate

Além de ser rica em cafeína, como o café, ela também possui antioxidantes que funções variadas no organismo:reduzem a inflamação do corpo, diminuem o colesterol ruim e a glicemia.

Garcínia mangostana - Foto: Shutterstock
Garcínia mangostana

Garcínia

A garcínia é um fruto tropical de casca roxa que tem em sua composição um fitoquímico chamado xantona. Ele tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, ela possui uma substância chamada ácido hidroxicitrico, que inibe um pouco a absorção da glicose no intestino e pode potencializar a saciedade. Suas fibras também ajudam a reduzir a compulsão por doces.

No entanto, de acordo com a embalagem, nos ingredientes do Café Marita 3.0 só consta "aroma natural de garcínia mangostana" e não a fruta toda como nutriente. Além disso, no registro da Anvisa o produto está descrito como: "mistura para o preparo de bebidas à base de café e erva-mate solúveis com psyllium sabor garcinia mangostana". Portanto não dá para saber se ele contém todas as propriedades do alimento. Entramos em contato com a Rede Fácil Brasil, empresa responsável pela marca Café Marita, para esclarecer esta questão, mas até a última atualização deste conteúdo eles não retornaram nosso contato.

Café verde - Foto: Shutterstock
Café verde

Café verde

O café verde é o fruto do café antes de passar pelo processo de torra. Além de ter tanta cafeína quanto o café torrado, ele possui uma quantidade maior de ácido clorogênico, que tem efeito na absorção de glicose no intestino, reduzindo picos de insulina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Café Marita emagrece?

Não dá para dizer que o consumo regular de Café Marita emagrece, mas os componentes que a marca alega ter no produto podem sim acelerar a perda de peso.

Em primeiro lugar devido ao efeito termogênico da cafeína presente no café e erva mate, capaz de causar uma leve aceleração do metabolismo.

Além disso, as fibras do psyllium e da garcínia quanto as substâncias presentes na fruta e no café verde ajudam a reduzir a absorção da glicose na digestão, o que pode ser benéfico para o emagrecimento de dois modos:

  • Melhorando a saciedade devido à ação mecânica das fibras e devido à ausência de um efeito rebote após a rápida absorção do açúcar dos alimentos
  • Reduzindo a excreção de insulina pelo pâncreas, hormônio que coloca a glicose para dentro das células e é responsável pelo acúmulo de gordura abdominal.

No entanto, é sempre importante ressaltar que de nada vale consumir alimentos com este tipo de recurso se o restante da alimentação for rica em calorias, carboidratos refinados e gorduras saturadas e se a pessoa não tem uma prática adequada de atividade físicas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Como consumir o Café Marita

A indicação do fabricante do Café Marita é que ele seja consumindo substituindo o café. Eles ensinam na embalagem a diluir uma colher de chá (4,5 g) do produto em 250 ml de água quente (80}C), misturando até total dissolução.

Também indicam tomá-lo antes das três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar.

Riscos do consumo em excesso

Por possuir diversos ingredientes ricos em cafeína, o Café Marita possui mais desta substância do que um café coado comum. Mas não se sabe ao certo quanto de cafeína há em 4,5 gramas do produto (quantidade usada para o preparo de um copo de 250 ml).

Por isso mesmo, o consumo em excesso pode trazer alguns efeitos colaterais como:

  • Aumento na pressão arterial
  • Taquicardias
  • Insônia
  • Dor de cabeça (cefaleias)
  • Irritabilidade.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

E pessoas já predispostas podem apresentar arritmias cardíacas, dor torácica e uma piora na gastrite.

Contraindicações

Pessoas contraindicadas a consumir cafeína devem evitar este suplemento. É o caso de quem tem:

  • Arritmia cardíaca
  • Hipertireoidismo
  • Gastrite
  • Crises de pânico.

Onde encontrar

O produto pode ser comprado pela internet no site oficial da marca ou por revendedores.

Fontes Consultadas

Nutrólogo Roberto Navarro (CRM-SP 78.392), membro da Associação Brasileira de Nutrologia

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Nutróloga Isolda Prado (CRM-AM 2795), membro da Associação Brasileira de Nutrologia