Bacon pode ser saudável e ajudar na perda de peso; saiba como

Se preparado de modo adequado, o alimento pode ajudar a proteger a saúde do coração e estimular produção de células-tronco; entenda

Afinal, o bacon pode ou não ser um alimento saudável? A resposta é sim, desde que alguns cuidados sejam tomados em relação à origem do produto. Assim como os processos que ele foi submetido e ao tipo de cozimento utilizado em seu preparo. Descubra como escolher e preparar o bacon para que seja um alimento nutritivo.

PUBLICIDADE

O que é bacon?

O bacon é uma carne, geralmente retirada da barriga do porco, que passa por um processo de cura e defumação. Mas, se engana quem pensa que a origem do bacon é apenas suína. Segundo a nutricionista Thayana Albuquerque, é possível encontrar bacon de peru e de boi, por exemplo.


A especialista ainda afirma que a barriga de porco utilizada na fabricação do bacon pode ser substituída por outros cortes. Conheça-os abaixo:

Tipos de bacon suíno

  • O de barriga é o bacon tradicional, feito com partes iguais de carne e gordura, sendo gordura marmorizada e incluindo couro
  • O de paleta é o bacon de espessura fina, não tem o couro, tem sabor, textura e quantidade ideal de gordura, mesmo sendo menos que o de barriga
  • O de lombo é o bacon mais fino, com 5 a 10% apenas de gordura, não possui gordura marmorizada, possui sabor semelhante ao tradicional mas é considerado uma versão mais light.

Informações nutricionais

ComponentesQuantidade (100gr)
Gorduras totais42 g
Gordura saturada 14 g
Gordura monoinsaturada19 g
Gordura trans0g
Colesterol110 mg
Sódio717 mg
Calorias 541 mg

Benefícios do Bacon

O bacon, se consumido de forma correta pode ser benéfico sim para a saúde. De acordo com o nutrólogo WIlson Rondó Júnior, ele possui gorduras que são muito boas a para saúde. Quase 50% da gordura encontrada no bacon é monoinsaturada, que é igual o óleo de oliva.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Além disso, 40% da gordura é saturada sendo a mesma do óleo de coco, por exemplo. E os outros 10% é composto pela gordura poliinsaturada, tendo sua qualidade influenciada pela forma como o porco foi criado.

O nutrólogo Marcelo Natividade revela os benefícios dessas gorduras, que inclui a redução de peso. ?A gordura insaturada mantém os níveis de insulina baixos durante o dia, ajudando na perda de peso e a diminuir o risco de diabetes. A gordura insaturada também aumenta os índices de HDL, o tipo de colesterol que recolhe as gorduras do corpo e acerta os níveis do LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim?, explica.

Ele também afirma que o bacon é rico em proteínas, que é essencial para acelerar o metabolismo e ajudar na redução de peso. Mas não é apenas por conta da proteína e das gorduras boas que o bacon pode ser bom para a saúde.

Marcelo Natividade afirma que o alimento é rico em vitamina B3, sendo que uma porção de 100 gramas de bacon conta com 11 mg da vitamina. Confira abaixo os benefícios associados ao seu consumo:

  • Ajuda na digestão
  • Reduz o colesterol
  • Controle da diabetes
  • Facilita o emagrecimento
  • Protege a saúde cardiovascular
  • Facilita o ganho de massa magra
  • Estimula a produção de hormônios
  • Dá mais energia ao organismo
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Além disso, Rondó cita outros benefícios que estão associados ao consumo adequado de bacon. São eles:

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Aumenta o sistema imunológico
  • Ajuda a estimular as células-tronco

Bacon e Pancetta é a mesma coisa?

Ambos são feitos a partir da barriga de porco, entretanto os processos de preparo são diferentes. A nutricionista Thayana Albuquerque explica que o bacon é de origem inglesa, defumado, curado no sal e geralmente é encontrado em forma de fatia ou misturado com outros tipos de carne, tem sabor mais forte e marcante.

Já a pancetta é de origem italiana e não passa pelo processo de defumação. ?Na maioria das vezes é incrementada com noz moscada, especiarias e alho, podendo ser encontrada em fatias bem finas e em formato de cubos ou rodelas, possuindo sabor leve e delicado?, aponta.

Bacon artesanal

De acordo com Rondó, o bacon artesanal é a melhor opção para manter a alimentação saudável. Isso porque, o bacon artesanal é feito de forma mais natural, com menos aditivos químicos e conservantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Porém, o nutrólogo alerta que é muito importante saber a origem e a forma como o animal foi criado. O porco criado em confinamento tem ômega 6 e não tem vitamina D. Já o animal criado em pasto, contém vitamina D e ômega 3. Além disso, a alimentação que o porco recebeu em vida também é um fator que influencia na qualidade de sua carne.

Como preparar

Tanto para o bacon artesanal, quanto para o tradicional, a forma de preparo é o ponto chave para deixar o alimento mais saudável.

Wilson Rondó alerta que para o preparo do bacon, assim como de qualquer outro alimento, temperaturas muito elevadas não são recomendadas. Essa prática ajuda na formação de aminas heterocíclicas, substâncias carcinogênicas e mutagênicas - que podem causar câncer, extremamente prejudiciais à saúde.

"A preparação é o calcanhar de aquiles do processo", afirma Rondó. De acordo com o nutrólogo, o ideal é preparar o alimento em fogo médio, permitindo e respeitando o cozimento lento, que além de manter a integridade do alimento, preserva seu sabor e aroma.