Cardápio da TPM

SÉRIE TPM - TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

POR ADRIANE ZIMERER - ATUALIZADO EM 13/04/2012

Cardápio da TPM

Alguns alimentos ajudam a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual

Cardápio da TPM
Todo mês as mulheres se queixam do mesmo problema: a tensão pré-menstrual. A famosa TPM. Mas o que muita gente não sabe é que alguns alimentos ajudam a combater aqueles sintomas que tanto incomodam: dores de cabeça, câimbras, inchaços e, principalmente, irritação. A TPM tem efeitos que podem comprometer o bem estar da mulher. Quase todos os sintomas têm relação com a alimentação e, principalmente, com cuidados com o tempo de jejum.

Muitos nutrientes da alimentação diária podem amenizar os efeitos da TPM, como o cálcio presente no leite e seus derivados. Ele alivia cólicas, dores nas costas e o nervosismo. Isso porque diminui a contração muscular dolorosa do útero e reduz a retenção de líquidos. Outro tipo de alimento indicado para o problema dos inchaços são as frutas.

Um nutriente que pode aumentar ainda mais a irritabilidade é a cafeína, presente, principalmente, no café. Ela pode causar dores de cabeça e insônia, ou seja, é contraindicada para as mulheres mais irritáveis.

Um almoço balanceado também pode ser bastante útil para amenizar os sintomas da TPM. Algumas verduras e legumes ajudam na sensação de bem-estar. Outro alimento que pode ajudar no controle emocional são as carnes. A vitamina B6, também presente nestes alimentos, atua contra o nervosismo, irritabilidade e depressão, comuns no período da tensão pré-menstrual.

E a sobremesa?

O chocolate é uma boa fonte magnésio, nutriente essencial para a absorção de cálcio. Quando seus índices ficam baixos, o corpo pede por ele naturalmente, mas é preciso ter cuidado: o doce é rico em gordura. Por isso, seu consumo excessivo pode resultar em aumento da produção de estrogênio, piorando os sintomas da TPM e podendo resultar em acne.

Todos os vídeos da série