Cuidados com a pele masculina incluem limpeza e protetor solar

Etapas essenciais podem prevenir espinhas, irritação e foliculite

POR ANA MARIA MADEIRA - ATUALIZADO EM 17/04/2012

A ala masculina, em geral, não têm muita paciência na hora de cuidar da pele, ou simplesmente não faz ideia que pode ir além da lâmina de barbear. E é natural ficar confuso mesmo, diante de tantas novidades surgidas no mercado voltadas exclusivamente para os rapazes.

No quesito cuidados com a pele, as mulheres levam vantagem já que culturalmente, por influência materna, já ficam sabendo desde cedo da importância que um potinho de creme tem para manter a pele macia e lisinha. Mas e os rapazes: hidratantes? Esfoliante? Tônico facial? Creme anti-idade?

Eles precisam mesmo usar tudo isso para ficar com a pele do rosto mais bonita ou mais jovem? Para a dermatologista Suzi Rabelo, a resposta é sim. "Ao contrário do que pensam muitos homens, o cuidado com a pele não é assunto feminino, faz parte dos cuidados com a saúde de todo ser humano", explica a dermatologista. A seguir, a especialista aponta as etapas essenciais que afastam problemas como ressecamento, acne, manchas e irritação.

Protetor solar é indispensável

Segundo a dermatologista Suzi Rabelo, o protetor solar é um dos únicos itens obrigatórios na lista de produtos que o homem deve comprar e usar diariamente, faça chuva ou faça sol. "Protetor solar é um cuidado diário, e deve ser reaplicado durante a tarde e em todas as partes do corpo que ficarão expostas", explica a especialista. Isso porque o protetor solar protege a pele da exposição à radiação solar.

Os raios ultravioletas são responsáveis por provocar queimaduras, acelerar o envelhecimento da pele e pela ocorrência de manchas e até doenças graves, como o câncer de pele. Quanto mais clara for a pele, maior é a chance de desenvolver lesões cancerígenas e maior deve ser a proteção à exposição solar. "Para os homens de pele branca, o fator de proteção solar do bloqueador deve ser no mínimo 30", explica Suzi.