Conheça os hábitos e tratamentos que controlam a rosácea

Métodos simples e novidades estéticas aliviam a vermelhidão no rosto

POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 02/02/2012

Basta um ambiente quente e abafado ou uma situação estressante para que manchas vermelhas e bolinhas de pus apareçam no seu rosto? Esses são os principais sintomas da rosácea, problema mais frequente em mulheres e pessoas de pele clara. "A rosácea ainda não tem cura, mas é possível aliviar os efeitos com alguns tratamentos e proteger a pele contra manchas", a dermatologista Daniela Landim, membro da Sociedade Brasileira de Laser, de São Paulo. Ela e outros especialistas ensinam como fazer isso.

Dermoabrasão e cirurgia

Nos graus mais graves de rosácea, pode ser necessário fazer dermoabrasão ou cirurgia para recuperar a aparência inicial da pele. "Quando os vasos ficam muito dilatados e nutrem demais as glândulas da pele, a doença pode evoluir para quadros mais permanentes e deformar, sobretudo, o nariz - manifestação chamada de rinofima", conta Wagner Galvão.

A cirurgia é feita para remodelar essas áreas alteradas do rosto, enquanto a dermoabrasão consiste no lixamento para esfoliar a pele e retirar a camada mais superficial. "Após essa esfoliação, ocorrerá uma cicatrização e regeneração da pele, que ficará livre das deformidades causadas pela rosácea", conta a dermatologista Ana Luisa Sampaio.