Conheça os hábitos e tratamentos que controlam a rosácea

Métodos simples e novidades estéticas aliviam a vermelhidão no rosto

POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 02/02/2012

Basta um ambiente quente e abafado ou uma situação estressante para que manchas vermelhas e bolinhas de pus apareçam no seu rosto? Esses são os principais sintomas da rosácea, problema mais frequente em mulheres e pessoas de pele clara. "A rosácea ainda não tem cura, mas é possível aliviar os efeitos com alguns tratamentos e proteger a pele contra manchas", a dermatologista Daniela Landim, membro da Sociedade Brasileira de Laser, de São Paulo. Ela e outros especialistas ensinam como fazer isso.

Cuidados complementares em casa

Além de evitar os fatores agravantes e seguir o tratamento indicado pelo dermatologista, adotar hábitos simples ajuda a combater a sensibilidade da pele. "Recomendo o uso de protetor solar, sabonete com enxofre e pH fisiológico, além de borrifos com água termal", diz Annia Lourenço.

Quem gosta de maquiagem para disfarçar a vermelhidão do rosto deve preferir produtos hipoalergênicos, corretivo e base em tom verde, que neutraliza a cor vermelha da rosácea. "É melhor do que usar uma camada muito grossa de base, que pode irritar ainda mais a pele", comenta a dermatologista.