Lave bem seu rosto em oito passos

Veja o que funciona mesmo na hora da higiene e economize com tratamentos estéticos

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 30/09/2016

Acordar cedo e lavar o rosto ajuda você a despertar, mas o principal benefício deste hábito é sua pele quem sente: ela fica mais clara, ganha poros desobstruídos e oleosidade sob controle. "Além disso, os tratamentos estéticos ficam mais eficientes quando a pele está limpa, pois os produtos penetram com mais facilidade", afirma o dermatologista Carlos Miranda, diretor da clínica A Nova Estética, em Belo Horizonte.

Lavar o rosto duas vezes ao dia (de manhã e à noite) é a frequência ideal para garantir todos esses benefícios sem desequilibrar o pH da pele. Para evitar irritações ou oleosidade excessiva após a lavagem, dermatologistas chamam a atenção para alguns cuidados, que você confere no passo a passo a seguir.

Verifique a temperatura da água

De acordo com Carlos Miranda, o ideal é sempre usar a água em uma temperatura natural ou, em dias frios, levemente aquecida. "A água muito quente, apesar de mais confortável, deixa a pele mais ressecada e desidratada", afirma o dermatologista. Para combater o ressecamento, as glândulas da pele produzem ainda mais óleo, deixando a pele oleosa demais.

Já a água muito fria provoca um choque térmico na pele, ou seja, causa constrição dos vasos. "Em médio prazo, esse choque pode provocar alterações róseas na estrutura da pele", diz o especialista.