Lave bem seu rosto em oito passos

Veja o que funciona mesmo na hora da higiene e economize com tratamentos estéticos

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 30/09/2016

Acordar cedo e lavar o rosto ajuda você a despertar, mas o principal benefício deste hábito é sua pele quem sente: ela fica mais clara, ganha poros desobstruídos e oleosidade sob controle. "Além disso, os tratamentos estéticos ficam mais eficientes quando a pele está limpa, pois os produtos penetram com mais facilidade", afirma o dermatologista Carlos Miranda, diretor da clínica A Nova Estética, em Belo Horizonte.

Lavar o rosto duas vezes ao dia (de manhã e à noite) é a frequência ideal para garantir todos esses benefícios sem desequilibrar o pH da pele. Para evitar irritações ou oleosidade excessiva após a lavagem, dermatologistas chamam a atenção para alguns cuidados, que você confere no passo a passo a seguir.

Acerte na quantidade de sabão

Geralmente, as fórmulas de sabonete para o rosto são mais suaves e eles não fazem tanta espuma. Não se preocupe com isso, a dose ideal de sabonete líquido deve ser suficiente para espalhar por toda a pele, incluindo a região abaixo do pescoço. Se o sabonete for em barra, faça a espuma nas mãos e vá aplicado no rosto, sem se preocupar em fazer sabão. Para escolher o tipo de sabonete ideal para a sua pele, veja as dicas do dermatologista Carlos Miranda:

- Pele normal a mista: procure um sabonete neutro e que hidrate e tonifique a pele. Pode conter extrato de hamamélis e alantoína;
- Pele oleosa: use um sabonete com substâncias mais secantes ou adstringentes, como o própolis;
- Pele seca: prefira produtos mais nutritivos, que hidratam e não fazem muita espuma, como à base de lanolina e óleo de amêndoas.